ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Especial 100 dias: Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços, Esporte, Lazer e Turismo

Pasta já iniciou importantes projetos na área esportiva e tem planejadas ações que mudarão, inclusive, o perfil do centro de Itabaiana


15.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
?Meu sonho de ver Itabaiana uma cidade ainda mais desenvolvida economicamente est? se encaminhando para virar realidade?. Assim definiu o prefeito Valmir de Francisquinho quando questionado sobre os 100 primeiros dias de sua gest?o na ?rea de Ind?stria, Com?rcio, Servi?os, Esporte, Lazer e Turismo, pasta ocupada pelo empres?rio Altamiro Brasil. ?Ele foi a realiza??o de um compromisso de campanha que assumimos com o CDL, de que seriam os associados que realizariam a indica??o para esta pasta. E esta funcionado, com importantes a??es em todas as ?reas que a secretaria pode interagir?, avaliou Valmir de Francisquinho.
?
Ao assumir a Secretaria de Ind?stria, Com?rcio, Servi?os, Esporte, Lazer e Turismo, Francisco Altamiro Brasil, n?o encontrou documentos e nem projetos. ?Encontramos a secretaria carente de tudo. O ?nico trabalho encontrado foi o Distrito Industrial, onde, at? ent?o, apenas cinco empresas participavam. Observamos que nada foi feito para mudar essa realidade. Faltava o contato com a CODISE, por exemplo, para a libera??o de mais empresas no local, a confer?ncia de documentos a fim de verificar onde havia problemas?, informa o secret?rio.
?
Assim que a nova gest?o come?ou a atuar foram tomadas duas iniciativas para come?ar a solucionar o problema no Distrito Industrial: o primeiro foi o contato com a Deso, com o objetivo de fazer a instala??o hidr?ulica, e estabelecer o fornecimento de ?gua no local; e o segundo, o contato com a Itnet, com a finalidade de levar internet de qualidade para facilitar o trabalho das empresas, viabilizando a comunica??o. Em breve, o Distrito Industrial de Itabaiana receber? mais 37 empresas. ?Essa iniciativa ? muito importante para o desenvolvimento da cidade, pois n?s temos duas universidades e muitos jovens com m?o de obra qualificada, no entanto, sem oferta de trabalho. Com essas empresas haver? a gera??o de muitos empregos para os itabaianenses?, destaca Brasil.
?
O projeto F?nix ? outra iniciativa dessa gest?o. O objetivo ? capacitar os sapateiros do munic?pio, com a ajuda do Servi?o Brasileiro de Apoio ?s Micro e Pequenas Empresas ? SEBRAE, que ? parceiro na a??o, para que estes formalizem suas empresas e desenvolvam, com ?xito, seu trabalho. A Universidade Tiradentes ? outro parceiro nessa atividade, pois os estudantes de administra??o ensinar?o esses profissionais a desenvolver suas empresas. ?Atualmente, Itabaiana fabrica 70 mil cal?ados por m?s e revende na Bahia. Muitos itabaianenses n?o t?m conhecimento desse trabalho. S?o f?bricas pequenas, de fundo de quintal, que mesmo sem muito investimento, tem trabalhado muito para desenvolver esse setor?, enfatiza o secret?rio.
?
Com a finalidade de incluir jovens e adultos, nas mais variadas atividades esportivas e culturais. O projeto ?Formando Campe?es? visa promover, tamb?m, a sa?de da popula??o atrav?s de a??es educativas de promo??o e preven??o, em parceria com todas as secretarias municipais.
?
Um dos grandes desafios desta secretaria ? promover o turismo na cidade serrana. ?Muito itabaianenses n?o conhecem o potencial tur?stico do munic?pio. N?o conhece o Parque dos Falc?es, Igreja Velha, Po??es da Ribeira, a serra. N?s estamos preocupados tamb?m em organizar a feira municipal para inclu?-la na rota dos turistas na nossa cidade. Tamb?m est? em pauta a constru??o do Cal?ad?o da rua S?o Paulo. Outro ponto que j? est? em an?lise junto a SMTT, ? a quest?o das vagas de estacionamento. Nosso trabalho est? focado em desenvolver a cidade?, explica Brasil.
?
?Teve in?cio a 1? Copa Chico Cantagalo, idealizada pela nossa equipe de esporte, e que envolve cerca de 600 atletas. Em junho, os povoados tamb?m ter?o seu torneio. S? para o campeonato contabilizamos mais de 30 patrocinadores. O com?rcio local se fez parceiro nessa iniciativa. A cada dia a secretaria contabiliza mais parceiros para seus projetos, o que mostra a credibilidade do nosso trabalho?, ressalta o secret?rio.
?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino T?cnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educa??o profissional e tecnol?gica, ? outro projeto em execu??o no munic?pio. At? o momento, apenas 13 (treze) cursos foram ofertados, e, no entanto, Itabaiana j? possui cerca de 800 jovens inscritos.
?
Confira alguns momentos dos 100 dias desta secretaria na Galeria de Fotos.
15.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00