Especial 100 dias: Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços, Esporte, Lazer e Turismo

Pasta já iniciou importantes projetos na área esportiva e tem planejadas ações que mudarão, inclusive, o perfil do centro de Itabaiana

15.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
?Meu sonho de ver Itabaiana uma cidade ainda mais desenvolvida economicamente est? se encaminhando para virar realidade?. Assim definiu o prefeito Valmir de Francisquinho quando questionado sobre os 100 primeiros dias de sua gest?o na ?rea de Ind?stria, Com?rcio, Servi?os, Esporte, Lazer e Turismo, pasta ocupada pelo empres?rio Altamiro Brasil. ?Ele foi a realiza??o de um compromisso de campanha que assumimos com o CDL, de que seriam os associados que realizariam a indica??o para esta pasta. E esta funcionado, com importantes a??es em todas as ?reas que a secretaria pode interagir?, avaliou Valmir de Francisquinho.
?
Ao assumir a Secretaria de Ind?stria, Com?rcio, Servi?os, Esporte, Lazer e Turismo, Francisco Altamiro Brasil, n?o encontrou documentos e nem projetos. ?Encontramos a secretaria carente de tudo. O ?nico trabalho encontrado foi o Distrito Industrial, onde, at? ent?o, apenas cinco empresas participavam. Observamos que nada foi feito para mudar essa realidade. Faltava o contato com a CODISE, por exemplo, para a libera??o de mais empresas no local, a confer?ncia de documentos a fim de verificar onde havia problemas?, informa o secret?rio.
?
Assim que a nova gest?o come?ou a atuar foram tomadas duas iniciativas para come?ar a solucionar o problema no Distrito Industrial: o primeiro foi o contato com a Deso, com o objetivo de fazer a instala??o hidr?ulica, e estabelecer o fornecimento de ?gua no local; e o segundo, o contato com a Itnet, com a finalidade de levar internet de qualidade para facilitar o trabalho das empresas, viabilizando a comunica??o. Em breve, o Distrito Industrial de Itabaiana receber? mais 37 empresas. ?Essa iniciativa ? muito importante para o desenvolvimento da cidade, pois n?s temos duas universidades e muitos jovens com m?o de obra qualificada, no entanto, sem oferta de trabalho. Com essas empresas haver? a gera??o de muitos empregos para os itabaianenses?, destaca Brasil.
?
O projeto F?nix ? outra iniciativa dessa gest?o. O objetivo ? capacitar os sapateiros do munic?pio, com a ajuda do Servi?o Brasileiro de Apoio ?s Micro e Pequenas Empresas ? SEBRAE, que ? parceiro na a??o, para que estes formalizem suas empresas e desenvolvam, com ?xito, seu trabalho. A Universidade Tiradentes ? outro parceiro nessa atividade, pois os estudantes de administra??o ensinar?o esses profissionais a desenvolver suas empresas. ?Atualmente, Itabaiana fabrica 70 mil cal?ados por m?s e revende na Bahia. Muitos itabaianenses n?o t?m conhecimento desse trabalho. S?o f?bricas pequenas, de fundo de quintal, que mesmo sem muito investimento, tem trabalhado muito para desenvolver esse setor?, enfatiza o secret?rio.
?
Com a finalidade de incluir jovens e adultos, nas mais variadas atividades esportivas e culturais. O projeto ?Formando Campe?es? visa promover, tamb?m, a sa?de da popula??o atrav?s de a??es educativas de promo??o e preven??o, em parceria com todas as secretarias municipais.
?
Um dos grandes desafios desta secretaria ? promover o turismo na cidade serrana. ?Muito itabaianenses n?o conhecem o potencial tur?stico do munic?pio. N?o conhece o Parque dos Falc?es, Igreja Velha, Po??es da Ribeira, a serra. N?s estamos preocupados tamb?m em organizar a feira municipal para inclu?-la na rota dos turistas na nossa cidade. Tamb?m est? em pauta a constru??o do Cal?ad?o da rua S?o Paulo. Outro ponto que j? est? em an?lise junto a SMTT, ? a quest?o das vagas de estacionamento. Nosso trabalho est? focado em desenvolver a cidade?, explica Brasil.
?
?Teve in?cio a 1? Copa Chico Cantagalo, idealizada pela nossa equipe de esporte, e que envolve cerca de 600 atletas. Em junho, os povoados tamb?m ter?o seu torneio. S? para o campeonato contabilizamos mais de 30 patrocinadores. O com?rcio local se fez parceiro nessa iniciativa. A cada dia a secretaria contabiliza mais parceiros para seus projetos, o que mostra a credibilidade do nosso trabalho?, ressalta o secret?rio.
?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino T?cnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educa??o profissional e tecnol?gica, ? outro projeto em execu??o no munic?pio. At? o momento, apenas 13 (treze) cursos foram ofertados, e, no entanto, Itabaiana j? possui cerca de 800 jovens inscritos.
?
Confira alguns momentos dos 100 dias desta secretaria na Galeria de Fotos.
15.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001