ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Especial 100 dias: Secretaria Municipal de Educação

Salário e 13° atrasados, deixados pela gestão passada, não impediram que os trabalhos se tornassem destaque, inclusive com diálogo com sindicato aberto e apresentando soluções


16.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Nos primeiros 100 dias no comando da prefeitura de Itabaiana, os trabalhos realizados pela educa??o municipal foram avaliados positivamente pelo prefeito: ?O planejamento e determina??o dos servidores ? parte vital na conclus?o de metas e objetivos, e isso n?s temos encontrado no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educa??o de Itabaiana. Tenho certeza que essa ? apenas a primeira etapa para o sucesso das a??es administrativas e educacionais tomadas pela secret?ria Carminha Mendon?a, que tamb?m ? professora por forma??o?, declarou o prefeito.
Trabalhando com o povo e para o povo, assim tem sido a nova administra??o municipal de Itabaiana e n?o seria diferente com a Secretaria Municipal de Educa??o que tem a professora Maria do Carmo Mendon?a Andrade ? frente. ?Podemos dizer que a educa??o est? em pleno funcionamento desde 18 de fevereiro. Logicamente que n?o vamos negar as grandes dificuldades iniciais que tivemos para organizar toda a documenta??o da secretaria e termos conhecimento de quais programas do MEC ela estava cadastrada. Tomando ci?ncia de tudo, fizemos o levantamento das pend?ncias de documenta??o e presta??o de contas dos referidos programas e trabalhamos com muito empenho para regularizar tudo. Afinal, sabemos que a n?o regulariza??o desse tipo de trabalho acarreta no n?o repasse de recursos e isso afeta diretamente em nossas atividades e desenvolvimento de mais outros trabalhos?, disse Carminha Mendon?a.
Um dos principais desafios encontrados pela pasta e sua secret?ria foi equacionar os problemas salarias com as demandas dos professores. E num curto espa?o de tempo a secret?ria, juntamente com o prefeito, reuniu-se com o SINTESE/Itabaiana at? que se chegasse a um consenso. Com o sal?rio de dezembro e o 13? atrasados, deixados pela gest?o passada, Valmir e Carminha n?o mediram esfor?os e, al?m de ajustar o pagamento de metade desta d?vida j? no m?s de abril (dividindo metade em mar?o e metade abril), tamb?m acertaram o pagamento retroativo do aumento concedido ? categoria, de quase 8%, tamb?m at? o m?s de abril. Com isso, em menos de 100 dias, a prefeitura demonstrou respeito pelos educadores itabaianenses e a secretaria de Educa??o iniciou o per?odo letivo com o processo de di?logo com o sindicato totalmente aberto, demonstrando a transpar?ncia como perfil da atual gest?o.
Al?m de estar cadastrada a v?rios programas do Minist?rio da Educa??o, a Secretaria Municipal de Educa??o de Itabaiana tem realizado, com o aval do prefeito Valmir de Francisquinho, programas sociais de iniciativa pr?pria e em parceria com a prefeitura, como a Semana de Sa?de na Escola, onde professores e profissionais da sa?de realizaram aulas e palestras com orienta??es para os alunos, visando a melhoria da qualidade de sa?de pessoal e familiar com educa??o alimentar, higiene bucal e entre outros.
Registra-se tamb?m o empenho dos professores para a realiza??o da Semana da ?gua, que contou com a aplica??o de diversas atividades nas escolas. A semana foi encerrada com a Caminhada do Dia Mundial da ?gua, que contou com a participa??o dos alunos de todas as escolas da sede do munic?pio. Al?m de mobilizar a sociedade, a caminhada tamb?m serviu como um momento de reflex?o pelo uso racional da ?gua e pela situa??o de seca que passa o Nordeste do Brasil.
Uma das conquistas foi ter dado inicio a reabertura das Esta??es Digitais das escolas, sendo a primeira reaberta a da Escola Municipal Prof? Maria Irene Tavares, dando sequ?ncia as demais. Al?m disso, est? em pleno andamento a reforma e nova pintura dos pr?dios escolares. A merenda est? de indiscut?vel qualidade, contando com duas profissionais Nutricionistas exclusivas para verificar e controlar a qualidade da mesma.
Valmir e Carminha destacaram que tiveram de enfrentar desafios logo no come?o da gest?o. Os maiores foram a regulariza??o de documentos pendentes e outros n?o encontrados, bem como a regulariza??o do transporte escolar de alunos da zona rural. No mais, eles j? elencaram v?rias conquistas, uma delas foi a doa??o de fardamento escolar por parte de alguns comerciantes da cidade que foram entregues ?s m?es de alunos contendo farda, l?pis grafite, caixa de l?pis de cor, caderno e borracha.
?
Confira alguns momentos dos 100 dias desta secretaria na Galeria de Fotos.
16.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00