ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Especial 100 dias: Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Instalação em prédio público, unindo serviços ofertados, e restauração de sinalização estão entre ações executadas pelo órgão


24.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
?Um tr?nsito organizado demonstra o n?vel de organiza??o de uma sociedade. E esse ? nosso empenho em rela??o a atua??o da Superintend?ncia Municipal de Transporte e Tr?nsito (SMTT) de Itabaiana. Temos um longo caminho a percorrer, mas acredito que, com a colabora??o da popula??o, o tr?nsito itabaianense vai se tornar mais organizado e humano?, disse o prefeito Valmir de Francisquinho, quando questionado sobre as a??es iniciais do ?rg?o em Itabaiana.
Diante do desafio proposto pelo gestor municipal, o superintendente da SMTT, tenente Wagno Nascimento, vem realizando uma s?rie de a??es que visam garantir uma nova cara para o tr?nsito itabaianense, al?m de possibilitar uma melhor intera??o entre o ?rg?o e a popula??o.
?A mudan?a da sede da SMTT, saindo de dois pr?dios alugados, onde o trabalho era dividido, dificultando a fluxo de comunica??o entre os setores existentes, ? uma dessas a??es. Passamos a funcionar num local bem localizado (ao lado do Cemit?rio de Santo Ant?nio e Almas de Itabaiana) e agora temos um p?tio para apreens?es de ve?culos?, destacou Wagno, ressaltando que encontra-se em fase de projeto a segunda etapa de adequa??o do atual pr?dio, com a constru??o de alojamentos masculino e feminino para os agentes, sala de reuni?es, sala para ger?ncia de tr?nsito, dentre outros. ?Al?m disso, temos a economia proporcionada aos cofres p?blicos, j? que estamos em um pr?dio p?blico?, frisou.
Mas as atividades pr?ticas n?o param por a?. A restaura??o da sinaliza??o, de forma emergencial, de 20 redutores de velocidade (quebra-molas) e 20 vinte faixas de pedestres indicam a disposi??o do comando da SMTT em priorizar o cidad?o. ?N?o se trata apenas de fiscalizar e multar. A partir das diretrizes passadas pelo prefeito Valmir de Francisquinho, nosso objetivo ? humanizar o tr?nsito itabaianense, diminuindo os ?ndices de acidentes e organizando, atrav?s da conscientiza??o de condutores e pedestres, o fluxo di?rio na cidade, que ? intenso e grandioso?, avaliou o superintendente.
Outra a??o j? colocada em pr?tica pela SMTT itabaianense ? o processo de recadastramento de mototaxistas, j? que, a partir de junho pr?ximo, al?m do colete padr?o com a devida numera??o, os mototaxistas dever?o atentar quanto a outros itens de uso obrigat?rio, como antena, mata-cachorro, motocicleta em bom estado de conserva??o, e placa na cor vermelha, caracterizando como ve?culo de aluguel, tudo respeitando o que determinam Lei Municipal sobre o tema, bem como as normas do CONTRAN.
?Sabemos que n?o ? algo simples, que os profissionais desse segmento t?m as suas reivindica??es. Por isso come?amos a nos reunir com eles e, antes de junho, teremos conversado com todos, de forma a explanar as novas determina??es, bem como dialogar com a categoria, garantindo que eles tamb?m tenham voz nesse processo?, garantiu Wagno.
Depois dos mototaxistas ser? a vez dos taxistas tamb?m passarem por um processo que inclui, por exemplo, a regulariza??o de alvar?s. Al?m disso, j? est? sendo realizado um estudo sobre a reorienta??o de tr?fego em diversas ruas do munic?pio. ?Nesse sentido vale destacar o projeto de implanta??o de rotat?ria nos cruzamentos da Av. Walter Franco, Av. Vereador Ol?mpio Grande, Rua Perc?lio Andrade, Rua Felisbelo Machado de Menezes e Ant?nio Corn?lio da Fonseca. Uma ?rea complexa e que receber? toda a nossa aten??o?, observou o superintendente.
E dentre as a??es que est?o em estudo, inclusive por serem de fundamental import?ncia na organiza??o da cidade, est?o a atualiza??o do projeto de sinaliza??o horizontal e vertical do centro comercial; o projeto de sinaliza??o tur?stica do munic?pio de Itabaiana; a aquisi??o de novos e diversificados materiais operacionais; a implanta??o do cadastramento de Cart?o do Idoso e Deficiente f?sico; o projeto de Educa??o para o tr?nsito atendendo a rede b?sica de ensino do munic?pio nas depend?ncias da SMTT, com material expositivo e palestras educativas; al?m da sinaliza??o com placas de identifica??o dos povoados e da atualiza??o do projeto de implanta??o semaf?rica em diversos pontos do munic?pio.
?Nossa inten??o ? modernizar Itabaiana do ponto de vista do tr?nsito e de tudo o que ? consequ?ncia dele. Por isso tamb?m estamos fundamentando sugest?es para que o prefeito leve ao legislativo municipal projetos relevantes e transformadores. Al?m disso, estamos buscando a efetiva??o do Conselho Municipal de Transporte e Tr?nsito. Mas ressalto que tudo isso ser? amplamente discutido e debatido com a sociedade, pois o tr?nsito ? feito pelas pessoas e ser? com elas que melhoraremos o nosso?, finalizou Wagno.
24.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00