Itabaiana está no combate à exploração sexual

Ações da prefeitura, através da Assistência Social, impactaram em todo o município de forma positiva

24.Mai.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
No ?ltimo dia 18 de Maio foi comemorado o 13? ano de mobiliza??o pelo ?Dia Nacional de Combate ao Abuso e ? Explora??o Sexual de Crian?as e Adolescentes?, institu?do pela Lei Federal 9.970 do ano 2000. Esse Dia demarca a luta e a mobiliza??o nacional pelos Direitos Humanos de Crian?as e Adolescentes. e munic?pio de Itabaiana desenvolveu a??es de mobiliza??o por meio de palestras, debates e apresenta??o de pe?a teatral em algumas escolas da rede Municipal de ensino.
Al?m disso, a prefeitura, atrav?s da secretaria de Assist?ncia Social, realizou a??es de sensibiliza??o e preven??o da viol?ncia sexual atrav?s de panfletagem, cria??o de produtos de comunica??o sobre a tem?tica, blitz nos sinais de tr?nsito com adesivagem de carros; al?m de entrevistas nas r?dios locais. Para tanto, contou com o apoio e suporte t?cnico da Secretaria de Sa?de, atrav?s da equipe do PSE, e da Secretaria de Educa??o.
?Fico muito feliz em ver que temos diversas secretarias empenhadas nessa a??o da secretaria de Assist?ncia Social, pois um tema t?o importante como ? o combate ? explora??o sexual merece mesmo todo o empenho de nossa administra??o, al?m de merecer tamb?m o apoio de toda a sociedade, de cada um de n?s?, disse o prefeito Valmir de Francisquinho.
E dentro da estrutura de combate ? explora??o sexual, o CRAS e o CREAS exercem papel fundamental, pois atuam na preven??o, prote??o e apoio as crian?as e adolescentes vitimados e suas fam?lias. ?Queremos agradecer a todos, fam?lia, escola, sociedade civil, governos, institui??es de atendimento, igrejas, universidades, m?dia, que abriram espa?o para nossa Campanha, assumindo consequentemente o compromisso na luta pelo enfrentamento da viol?ncia sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crian?as e adolescentes de forma digna, saud?vel e protegida?, observou a secret?ria de Assist?ncia Social, Lourdes Machado.
Para a secret?ria, as a??es empreendidas no dia a dia culminaram em uma mobiliza??o forte no ?ltimo dia 18 de maio. ?Fizemos bonito na luta pelos direitos de crian?as e adolescentes, por?m essa n?o ? uma luta pontual, mas cont?nua. ? necess?rio que estejamos sempre atentos e que as den?ncias sejam realizadas, atrav?s do Disque 100, da Delegacia Especializada e/ou do Conselho Tutelar, durante todo o ano, evitando assim que mais Crian?as e adolescentes sejam vitimadas pela viol?ncia sexual?, finalizou Lourdes Machado.
24.Mai.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001