ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Itabaiana realiza II Conferência Municipal de Cultura

Evento teve participação recorde e foi palco para divulgação das atrações culturais que estarão nos 125 anos da cidade


12.Ago.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Na ?ltima sexta-feira, 9, foi realizada nas depend?ncias da Secretaria Municipal de Educa??o a II Confer?ncia Municipal de Cultura da cidade de Itabaiana. Com o tema ?Uma pol?tica de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura?, a confer?ncia abordou quatro eixos tem?ticos: Implementa??o do Sistema Nacional de Cultura; Produ??o Simb?lica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustent?vel.
?
A mesa foi composta pelo senador Eduardo Amorim, deputado federal Laercio Oliveira, deputada estadual Maria Mendon?a, deputado estadual Zeca Silva, o arquiteto e urbanista Edson Passos, o vereador Roosevelt Santana e representando a secret?ria de Cultura, Carminha Mendon?a, esteve Maria Marilene Silva Souza.
?
A presen?a do prefeito serviu tamb?m para o an?ncio das diversas atra??es culturais que se apresentar?o na festa de anivers?rio de 125 anos da cidade, fortalecendo o apoio do munic?pio em rela??o ? cultura.
?
As principais propostas apresentadas pelos conferencistas para a Confer?ncia Estadual de Cultura foram: incentivar a cria??o de secretarias e funda??es de cultura em todos os munic?pios brasileiros; promover programas de capacita??o e interc?mbio de gestores e produtores culturais; criar bancos de dados com informa??es sobre os grupos culturais e produtores culturais; obrigatoriedade de 30% das atra??es dos grandes eventos serem feitas por artistas locais; desenvolver iniciativas de promo??o do turismo cultural; apoio a jovens que desenvolvam atividades culturais; flexibiliza??o da lei dos direitos autorais; estimular a constru??o de centros de artesanato e de cultura popular; incentivar a cria??o de arquivos, museus e centros de mem?ria e promover eventos culturais inclusos no calend?rio cultural.
?
Na oportunidade tamb?m foram escolhidos os delegados que representar?o Itabaiana na confer?ncia estadual, bem como os seus suplentes, numa lista que ficou assim definida: Delegados: Rose Mary Das Chagas Machado (delegada nata); Manoel Doreado Santos; Elenoi Costa Silva; Genilson Serafim de Menezes; Salom?o dos Santos e Iraci Braga de Oliveira. Suplentes: Marcos Henrique dos Santos, Giselma de Jesus Menezes, Alessandro Menezes Mota, Eliv?nia Vieira Santos e Maria Jos? Goes.
12.Ago.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00