ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

MP NÃO ENCONTRA IRREGULARIDADES EM ITABAIANA E DECIDE ARQUIVAR PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DE USO DESPROPORCIONAL DE CHEQUES PÚBLICOS

Não é desta vez que a oposição de Itabaiana vai ver o nome do atual prefeito, Valmir de Francisquinho, envolvido em atos de improbidade administrativa; o que não se pode dizer o mesmo de um certo ex-prefeito do município.


27.Jul.2017 , atualizado em 27.Jul.2017

nImage titlea semana passada, o Ministério Público de Sergipe (MP/SE) decidiu arquivar o inquérito civil contra a Prefeitura de Itabaiana - instaurado pelo Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), no fim do ano passado, em todas as prefeituras do Estado, a fim de monitorar a fase final da gestão de prefeitos e investigar a realização irregular de saques ou descontos em cheques à boca do caixa.

 Quanto à Itabaiana, a promotora de justiça, Cláudia do Amaral Calmon, constatou que o TCE cometeu equívocos e que não houve indícios de irregularidades nos títulos de crédito analisados pelo MP. De acordo com o parecer da promotora, “a forma de pagamento de despesa correntes da administração obedeceu ao trâmite estabelecidos pelos artigos 58 a 65, da lei 4.320/64”.

  

Ainda de acordo com a avaliação da promotora, “frisa-se, ainda, que os benefícios e os valores efetivamente pagos, correspondem com exatidão com os encartados nas cártulas (folhas de cheques) ”. Além disso, também foi comprovado que o município de Itabaiana cumpriu com o princípio da transparência; pois fomentou devidamente o sistema do TCE/SE – SISAP.

  

Vale ressaltar que antes mesmo da Prefeitura de Itabaiana ser notificada pelo MP, a promotoria-geral do município, representada pela advogada Andrea Machado, antecipou-se em apresentar a defesa e a justificativa dos fatos apurados. “Essa atitude foi tomada por dois motivos: primeiro, mostrar que estávamos corretos com os nossos atos e, segundo, buscar juntou ao MP, esclarecer todas essas ocorrências para a sociedade o mais rápido possível. Também é importante informar que, sobre esse processo, não chegamos a ser notificados pelo TCE”, explica Andréa Machado. 

 

 

ESPECULAÇÃO

Na época da abertura do processo – e antes mesmo que a Prefeitura de Itabaiana fosse notificada pelo MP -, membros ligados à oposição do município aproveitaram do caso para tentar desqualificar os valores éticos e morais de Valmir, em redes sociais. Como puderam perceber, o MP não encontrou quaisquer irregularidades. Portanto, fica o recado: em terra que já se semeou improbidade, hoje não se semeia mais. Cabe então à oposição, acostumar-se com a nova era de Itabaiana. 


Secom/Itabaiana

27.Jul.2017 , atualizado em 27.Jul.2017
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00