ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO LEVA MULTIDÃO PARA A AVENIDA DR. LUIZ MAGALHÃES MAGALHÃES EM ITABAIANA


10.Set.2018

Centenas de pessoas compareceram a avenida Dr. Luiz Magalhães para o tradicional desfile cívico de 7 de setembro em Itabaiana. Nem o sol forte e o calor da tarde de sexta-feira, foram capazes de espantar o ânimo de quem foi prestigiar a passagem de bandas militares e de alunos das escolas municipais e estaduais.

Antes mesmo do começo do desfile, longo de toda a extensão da avenida, desde a concentração, nas proximidades da Praça Fausto Cardoso, até o local em que o desfile seria encerrado, era visível o esforço, ansiedade e principalmente, expectativa dos componentes das escolas para a abertura das atividades.

Cerca de 2.500 alunos, de 54 escolas das redes municipais estiveram presentes e entre eles, a concentração para o desempenho por um bom desfile era grande. Para os integrantes, sejam eles em bandas marciais, no pelotão ou até mesmo nos carros alegóricos, o momento é muito mais que um desfile.

“O 7 de setembro representa o amor a pátria. Devemos lembra o civismo para com o nosso país não somente neste dia, mas durante o ano inteiro”, destacou a aluna Any Vitória, de 16 anos.

DESFILE MILITAR

Na primeira passagem pela avenida, o Pelotão da Policia Militar de Sergipe foi o primeiro conjunto a se apresentar.

Acompanhado pela Banda de Músicos da PM, o agrupamento empolgou o público, que aplaudia e demonstrava respeito pela corporação.

Na sequência, o segundo agrupamento Bombeiro Militar de Itabaiana entrou no desfile, dando passagem para a importância dos serviços oferecidos por eles.

Além da equipe de bombeiros, outro grande destaque foi a presença da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Itabaiana, que recentemente, recebeu novos veículos e a Guarda Municipal de Itabaiana, apresentando os novos contratados através de concurso público.

A Associação Pré Militar Guarda-Florestal e o Clube de Desbravadores Falcões da Serra, composta por meninos e meninas de 10 á 15 anos, saudaram a população e demonstraram que inspirações e aspirações começam cedo.

DESFILE ESCOLAR

Na segunda parte do desfile cívico de 7 de setembro, as escolas das redes municipal e estadual, dentro da temática proposta pela Secretaria Municipal de Itabaiana, “Atitudes Sustentáveis, lembrar o passado, construir o presente, garantir o futuro, trouxeram diversas ações que podem ser desenvolvidas e lembraram as missões ecológicas de povos que antecederam a atual civilização.

Nesse quesito, os carros alegóricos chamaram a atenção, pela beleza, organização, abordagem e seriedade com o assunto. O primeiro carro apresentou a mata atlântica, flora, fauna e os primeiros habitantes do Brasil.

Em outro momento, a representatividade de Itabaiana também marcou presença, como por exemplo, a saga dos migrantes, que saíam do Nordeste em direção a outros Estados do país, principalmente São Paulo, lembrado no desfile por uma mercedinha ( veículo característico de Itabaiana) e os legumes cultivados na região serrana.

No segundo carro, os componentes distribuíram mudas de arvores para o público presente.

AÇÃO SOCIAL

Ainda durante o desfile, a banda do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Itabaiana teve participação efetiva. Cerca de 100 crianças, adolescentes em situação de vulnerabilidade também desfilaram, sendo que 300 idosos do bairro Queimadas, Bom Jardim e Rio das Pedras também compuseram o bloco.

Vale lembrar que todos os materiais (incluindo roupas e equipamentos), foram disponibilizados pela prefeitura. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social do Município de Itabaiana, Osanir dos Santos Costa, os trabalhos desenvolvidos mostram o compromisso da atual gestão.

“A demonstração dos componentes no desfile e que fazem parte das atividades na Secretária de Ação Social, mostram o nosso compromisso com os jovens em situação de vulnerabilidade e os idosos para que eles sejam inseridos no contexto social”, destacou.

10.Set.2018
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00