Projeto une prefeitura, estudantes e técnicos no apoio a sapateiros itabaianenses

Profissionais terão suporte técnico e direcionamento proporcionados por especialistas parceiros da atual gestão


Resgatar e valorizar o trabalho dos sapateiros. Este ? o objetivo do ?Projeto F?nix?, lan?ado pela prefeitura de Itabaiana, atrav?s da secretaria de Ind?stria, Com?rcio, Esporte, Servi?os, Lazer e Turismo. Com o objetivo de identificar e propor solu??es para os problemas que impedem os sapateiros itabaianenses de prosperar, foi realizada na ?ltima quarta-feira, 26, reuni?o entre trabalhadores do setor, representantes do Servi?o Brasileiro de Apoios ?s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e estudantes do curso de Administra??o da Universidade Tiradentes (Unit).
?
?Trabalhamos para que todas as atividades econ?micas da cidade tenham reconhecimento e apoio. O que estiver ao nosso alcance ser? feito para que o empreendedorismo itabaianense seja reconhecido, numa forma de garantirmos gera??o de emprego e renda de forma sustent?vel?, disse o prefeito Valmir de Francisquinho.
?
De acordo com o secret?rio Altamiro Brasil, os parceiros do projeto ajudar?o os profissionais na cria??o e desenvolvimento de suas empresas. ?Para viabilizar este projeto ? necess?rio mostrar os caminhos e ensinar como gerenciar o neg?cio, andar com as pr?prias pernas. Pensamos em dar autonomia a estes profissionais para eles criarem pequenas empresas ou associa??es que fortale?am a categoria. Dessa forma eles ser?o refer?ncia no setor?, salientou.
?
O sapateiro Jos? Carlos Silva Rosa aproveitou a oportunidade e desabafou: ?N?s temos orgulho do nosso trabalho, mas nossas ferramentas n?o s?o suficientes. Vamos ao armaz?m comprar a mat?ria prima, depois vendemos ao mesmo armaz?m nosso material a baixo custo. E esse mesmo produto tem seu pre?o muito elevado para a revenda. Sempre sa?mos no preju?zo. S? os grandes lucram. ? a primeira vez que um gestor olha para nossa categoria, que se movimenta para nos ajudar?, disse o sapateiro, reconhecendo o ineditismo da a??o.
?
Para dar um direcionamento a esta atividade profissional, o munic?pio contar? com o apoio do Sebrae e dos estudantes da Unit. ?No caso do ?Projeto F?nix?, o primeiro passo ? que a categoria se una. Assim eles podem se capacitar, buscar conhecimento e instru??o para que o neg?cio d? certo. ? de suma import?ncia que os sapateiros formalizem suas empresas. Eles produzem, mas n?o contribuem com nada que possa lhes trazer benef?cios futuros, como a aposentadoria. Se ficarem doentes, eles n?o t?m direito a aux?lio doen?a. Vamos nos somar a este projeto?, informou o representante do Sebrae, Willen dos Reis.
?
Para a estudante do quinto per?odo do curso de Administra??o da Unit, Nil?nia Oliveira, acompanhar a cria??o de novas micro empresas ser? enriquecedor. ?J? temos o nosso objeto de estudo. Vamos ajudar a classe a prosperar. Na universidade, aprendemos a teoria. E agora teremos como p?r em pr?tica. Nosso professor de Marketing j? nos avisou que trabalharemos o per?odo inteiro em cima do tema. Aprenderemos e ajudaremos os sapateiros a movimentar o setor, promovendo os produtos genuinamente itabaianenses?, finalizou a universit?ria.