Especial 100 dias: Secretaria Municipal de Educação

Salário e 13° atrasados, deixados pela gestão passada, não impediram que os trabalhos se tornassem destaque, inclusive com diálogo com sindicato aberto e apresentando soluções

Nos primeiros 100 dias no comando da prefeitura de Itabaiana, os trabalhos realizados pela educa??o municipal foram avaliados positivamente pelo prefeito: ?O planejamento e determina??o dos servidores ? parte vital na conclus?o de metas e objetivos, e isso n?s temos encontrado no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educa??o de Itabaiana. Tenho certeza que essa ? apenas a primeira etapa para o sucesso das a??es administrativas e educacionais tomadas pela secret?ria Carminha Mendon?a, que tamb?m ? professora por forma??o?, declarou o prefeito.
Trabalhando com o povo e para o povo, assim tem sido a nova administra??o municipal de Itabaiana e n?o seria diferente com a Secretaria Municipal de Educa??o que tem a professora Maria do Carmo Mendon?a Andrade ? frente. ?Podemos dizer que a educa??o est? em pleno funcionamento desde 18 de fevereiro. Logicamente que n?o vamos negar as grandes dificuldades iniciais que tivemos para organizar toda a documenta??o da secretaria e termos conhecimento de quais programas do MEC ela estava cadastrada. Tomando ci?ncia de tudo, fizemos o levantamento das pend?ncias de documenta??o e presta??o de contas dos referidos programas e trabalhamos com muito empenho para regularizar tudo. Afinal, sabemos que a n?o regulariza??o desse tipo de trabalho acarreta no n?o repasse de recursos e isso afeta diretamente em nossas atividades e desenvolvimento de mais outros trabalhos?, disse Carminha Mendon?a.
Um dos principais desafios encontrados pela pasta e sua secret?ria foi equacionar os problemas salarias com as demandas dos professores. E num curto espa?o de tempo a secret?ria, juntamente com o prefeito, reuniu-se com o SINTESE/Itabaiana at? que se chegasse a um consenso. Com o sal?rio de dezembro e o 13? atrasados, deixados pela gest?o passada, Valmir e Carminha n?o mediram esfor?os e, al?m de ajustar o pagamento de metade desta d?vida j? no m?s de abril (dividindo metade em mar?o e metade abril), tamb?m acertaram o pagamento retroativo do aumento concedido ? categoria, de quase 8%, tamb?m at? o m?s de abril. Com isso, em menos de 100 dias, a prefeitura demonstrou respeito pelos educadores itabaianenses e a secretaria de Educa??o iniciou o per?odo letivo com o processo de di?logo com o sindicato totalmente aberto, demonstrando a transpar?ncia como perfil da atual gest?o.
Al?m de estar cadastrada a v?rios programas do Minist?rio da Educa??o, a Secretaria Municipal de Educa??o de Itabaiana tem realizado, com o aval do prefeito Valmir de Francisquinho, programas sociais de iniciativa pr?pria e em parceria com a prefeitura, como a Semana de Sa?de na Escola, onde professores e profissionais da sa?de realizaram aulas e palestras com orienta??es para os alunos, visando a melhoria da qualidade de sa?de pessoal e familiar com educa??o alimentar, higiene bucal e entre outros.
Registra-se tamb?m o empenho dos professores para a realiza??o da Semana da ?gua, que contou com a aplica??o de diversas atividades nas escolas. A semana foi encerrada com a Caminhada do Dia Mundial da ?gua, que contou com a participa??o dos alunos de todas as escolas da sede do munic?pio. Al?m de mobilizar a sociedade, a caminhada tamb?m serviu como um momento de reflex?o pelo uso racional da ?gua e pela situa??o de seca que passa o Nordeste do Brasil.
Uma das conquistas foi ter dado inicio a reabertura das Esta??es Digitais das escolas, sendo a primeira reaberta a da Escola Municipal Prof? Maria Irene Tavares, dando sequ?ncia as demais. Al?m disso, est? em pleno andamento a reforma e nova pintura dos pr?dios escolares. A merenda est? de indiscut?vel qualidade, contando com duas profissionais Nutricionistas exclusivas para verificar e controlar a qualidade da mesma.
Valmir e Carminha destacaram que tiveram de enfrentar desafios logo no come?o da gest?o. Os maiores foram a regulariza??o de documentos pendentes e outros n?o encontrados, bem como a regulariza??o do transporte escolar de alunos da zona rural. No mais, eles j? elencaram v?rias conquistas, uma delas foi a doa??o de fardamento escolar por parte de alguns comerciantes da cidade que foram entregues ?s m?es de alunos contendo farda, l?pis grafite, caixa de l?pis de cor, caderno e borracha.
?
Confira alguns momentos dos 100 dias desta secretaria na Galeria de Fotos.