Especial 100 dias: Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Instalação em prédio público, unindo serviços ofertados, e restauração de sinalização estão entre ações executadas pelo órgão

?Um tr?nsito organizado demonstra o n?vel de organiza??o de uma sociedade. E esse ? nosso empenho em rela??o a atua??o da Superintend?ncia Municipal de Transporte e Tr?nsito (SMTT) de Itabaiana. Temos um longo caminho a percorrer, mas acredito que, com a colabora??o da popula??o, o tr?nsito itabaianense vai se tornar mais organizado e humano?, disse o prefeito Valmir de Francisquinho, quando questionado sobre as a??es iniciais do ?rg?o em Itabaiana.
Diante do desafio proposto pelo gestor municipal, o superintendente da SMTT, tenente Wagno Nascimento, vem realizando uma s?rie de a??es que visam garantir uma nova cara para o tr?nsito itabaianense, al?m de possibilitar uma melhor intera??o entre o ?rg?o e a popula??o.
?A mudan?a da sede da SMTT, saindo de dois pr?dios alugados, onde o trabalho era dividido, dificultando a fluxo de comunica??o entre os setores existentes, ? uma dessas a??es. Passamos a funcionar num local bem localizado (ao lado do Cemit?rio de Santo Ant?nio e Almas de Itabaiana) e agora temos um p?tio para apreens?es de ve?culos?, destacou Wagno, ressaltando que encontra-se em fase de projeto a segunda etapa de adequa??o do atual pr?dio, com a constru??o de alojamentos masculino e feminino para os agentes, sala de reuni?es, sala para ger?ncia de tr?nsito, dentre outros. ?Al?m disso, temos a economia proporcionada aos cofres p?blicos, j? que estamos em um pr?dio p?blico?, frisou.
Mas as atividades pr?ticas n?o param por a?. A restaura??o da sinaliza??o, de forma emergencial, de 20 redutores de velocidade (quebra-molas) e 20 vinte faixas de pedestres indicam a disposi??o do comando da SMTT em priorizar o cidad?o. ?N?o se trata apenas de fiscalizar e multar. A partir das diretrizes passadas pelo prefeito Valmir de Francisquinho, nosso objetivo ? humanizar o tr?nsito itabaianense, diminuindo os ?ndices de acidentes e organizando, atrav?s da conscientiza??o de condutores e pedestres, o fluxo di?rio na cidade, que ? intenso e grandioso?, avaliou o superintendente.
Outra a??o j? colocada em pr?tica pela SMTT itabaianense ? o processo de recadastramento de mototaxistas, j? que, a partir de junho pr?ximo, al?m do colete padr?o com a devida numera??o, os mototaxistas dever?o atentar quanto a outros itens de uso obrigat?rio, como antena, mata-cachorro, motocicleta em bom estado de conserva??o, e placa na cor vermelha, caracterizando como ve?culo de aluguel, tudo respeitando o que determinam Lei Municipal sobre o tema, bem como as normas do CONTRAN.
?Sabemos que n?o ? algo simples, que os profissionais desse segmento t?m as suas reivindica??es. Por isso come?amos a nos reunir com eles e, antes de junho, teremos conversado com todos, de forma a explanar as novas determina??es, bem como dialogar com a categoria, garantindo que eles tamb?m tenham voz nesse processo?, garantiu Wagno.
Depois dos mototaxistas ser? a vez dos taxistas tamb?m passarem por um processo que inclui, por exemplo, a regulariza??o de alvar?s. Al?m disso, j? est? sendo realizado um estudo sobre a reorienta??o de tr?fego em diversas ruas do munic?pio. ?Nesse sentido vale destacar o projeto de implanta??o de rotat?ria nos cruzamentos da Av. Walter Franco, Av. Vereador Ol?mpio Grande, Rua Perc?lio Andrade, Rua Felisbelo Machado de Menezes e Ant?nio Corn?lio da Fonseca. Uma ?rea complexa e que receber? toda a nossa aten??o?, observou o superintendente.
E dentre as a??es que est?o em estudo, inclusive por serem de fundamental import?ncia na organiza??o da cidade, est?o a atualiza??o do projeto de sinaliza??o horizontal e vertical do centro comercial; o projeto de sinaliza??o tur?stica do munic?pio de Itabaiana; a aquisi??o de novos e diversificados materiais operacionais; a implanta??o do cadastramento de Cart?o do Idoso e Deficiente f?sico; o projeto de Educa??o para o tr?nsito atendendo a rede b?sica de ensino do munic?pio nas depend?ncias da SMTT, com material expositivo e palestras educativas; al?m da sinaliza??o com placas de identifica??o dos povoados e da atualiza??o do projeto de implanta??o semaf?rica em diversos pontos do munic?pio.
?Nossa inten??o ? modernizar Itabaiana do ponto de vista do tr?nsito e de tudo o que ? consequ?ncia dele. Por isso tamb?m estamos fundamentando sugest?es para que o prefeito leve ao legislativo municipal projetos relevantes e transformadores. Al?m disso, estamos buscando a efetiva??o do Conselho Municipal de Transporte e Tr?nsito. Mas ressalto que tudo isso ser? amplamente discutido e debatido com a sociedade, pois o tr?nsito ? feito pelas pessoas e ser? com elas que melhoraremos o nosso?, finalizou Wagno.