Itabaiana realiza IX Conferência de Assistência Social

Evento celebrou os oito anos de conquistas alcançadas com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

A IX Confer?ncia Municipal de Assist?ncia Social, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, aconteceu nesta quinta-feira, 8, no audit?rio da Universidade Tiradentes, campus Itabaiana, e teve com tema ?A Gest?o e o financiamento na efetiva??o do SUAS (Sistema ?nico da Assist?ncia Social)?.
A mesa foi composta pelo prefeito Valmir de Francisquinho, a vice e secret?ria de Desenvolvimento Social, Lourdinha Machado, representantes dos conselhos municipal e estadual de assist?ncia social, representantes dos usu?rios das pol?ticas de assist?ncia social e a palestrante, Rita de C?ssia Ferreira.
?O trabalho desenvolvido na ?rea de assist?ncia social merece todo empenho de voc?s e de n?s, gestores. N?o existe obra maior do que o ser humano. E os que mais necessitam, s?o os que mais merecem nossa aten??o?, disse o prefeito ao fazer uma avalia??o da import?ncia dos trabalhos voltados para o social.
O evento foi realizado com o objetivo de conferir e dar andamento as a??es anteriormente propostas em confer?ncias e para ampliar e melhorar o atendimento aos usu?rios das pol?ticas de assist?ncia social. Foi apresentada pela presidente de Conselho Municipal de Assist?ncia Social, Luciene Rego Brito, toda a??o do ?rg?o municipal at? o presente momento.
E segundo a palestrante Rita de C?ssia Ferreira, ?pol?tica social n?o ? somente dar a quem necessita, mas sim uma pol?tica de direitos e deveres dos assistidos. Al?m de dar o peixe, a assist?ncia social tem o dever de ensinar a pescar?. Rita usou como exemplo, as cestas entregues ?s gestantes pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que foram confeccionadas pelas pr?prias.
?
Ao longo evento aconteceu ? leitura do regimento e suas respectivas retifica??es, que foram feitas pelos 43 delegados e 21 convidados credenciados. Ao final das explana??es e debates, com regimento devidamente aprovado e a certeza de apoio da administra??o municipal, a confer?ncia teve seu sucesso nas medidas, conquistas atuais e planos a m?dio e longo prazos.