Firmada parceria entre prefeitura e Instituto Federal de Sergipe

Intenção é combater a evasão escolar na rede pública ofertando cursos que despertem o interesse dos jovens

Foi realizada na ?ltima quarta-feira, 14, a aula inaugural de uma parceria formada pela Prefeitura de Itabaiana, atrav?s da Secretaria Municipal de Educa??o com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana, para ofertar cursos de capacita??o t?cnica para os alunos do sistema de Educa??o de Jovens e Adultos, o EJA, uma iniciativa que visa diminuir a evas?o escolar. Nessa primeira turma ser? ofertado o curso de Manuten??o de Computadores.
?
A cerim?nia de consolida??o da parceria foi realizada na sede do IFS Itabaiana, antigo Col?gio Did?tico, e teve inicio com a forma??o da mesa composta pelo reitor de Instituto Federal de Sergipe, Ailton Ribeiro de Oliveira; pelo prefeito Valmir de Francisquinho; secret?ria municipal de educa??o, Carminha Mendon?a; diretor geral do Campus Itabaiana, Jos? Rocha Filho e pelo presidente do Legislativo Municipal, Z? Roberto.
?
O reitor Ailton Ribeiro fez uso da palavra e deu as boas-vindas aos alunos do campus, afirmando que ? realizador vivenciar esse tipo de parceria. ?Numa cidade em que o gestor municipal se preocupa com a educa??o, ainda melhor?, frisou Ailton.
?
J? o professor Rocha Filho, diretor do campus, disse que o objetivo do IFS em Itabaiana n?o ? s? a forma??o t?cnica, mas tamb?m a forma??o das pessoas. ?Objetivamos incentivar a forma??o de seres pensantes, capazes de analisar criticamente, de construir cidadania?, declarou.
Preocupa??o e Empenho
?
O prefeito Valmir de Francisquinho sempre teve a preocupa??o em resolver as dificuldades que o IFS tinha ou venha a ter para atuar em Itabaiana. Sinal disso ? que no inicio da gest?o, o prefeito, juntamente com o senador Eduardo Amorim e a Deputada Estadual Maria Mendon?a, procuraram a reitoria do instituto para serem sol?citos a qualquer necessidade e dispor a ajuda parlamentar e do executivo municipal para qualquer necessidade.
?
?Tenho sempre a preocupa??o de deixar a prefeitura ? disposi??o do IFS para ajudar no que for necess?rio; tamb?m temos a aten??o do senador Amorim e da deputada Maria, que assim como eu, s?o preocupados com a educa??o e capacita??o dos jovens itabaianenses. Pois se temos jovens capacitados tecnicamente, eles logo ser?o absorvidos pelo mercado?, disse o Valmir.
?
A incumb?ncia de gerenciar essa parceria foi dada a Secretaria Municipal de Educa??o e logrou ?xito imediato pelo empenho da secret?ria Carminha Mendon?a. ?N?s estaremos a disposi??o em tempo integral para que essa parceria seja um sucesso. E para que venham outras como essa. Itabaiana e seu povo s? t?m a ganhar?, finalizou. Carminha.