Festividades Natalinas Prosseguem Neste Domingo

Neste domingo teremos as comemorações dos 268 anos da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga instituição musical do Brasil.

A Prefeitura Municipal de Itabaiana atrav?s da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Sociedade Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o vem realizando as festividades natalinas desde o ?ltimo domingo, 01. A programa??o prossegue durante o decorrer do m?s de dezembro na Pra?a Fausto Cardoso e ser?o finalizadas no r?veillon com arrast?es e shows na Avenida Dr. Luiz Magalh?es que ter? como atra??o principal o cantor Julinho Porrad?o.
Neste domingo teremos as comemora??es dos 268 anos da Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o, a mais antiga institui??o musical do Brasil.
Hist?ria
A Sociedade Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o da cidade de Itabaiana-SE tem suas origens em 1745 a partir do grupo musical religioso, a Orquestra Sacra do padre Francisco da Silva Lobo; ? convertida, em 1879, ? denomina??o de Filarm?nica Euphrosina pelo maestro Samuel Pereira de Almeida e em 1897 recebe o nome de Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o, pelo maestro Francisco Alves de carvalho j?nior. Por suas depend?ncias percorreram nomes ilustres da historiografia sergipana, a exemplo do jurista Tobias Barreto de Menezes (1857-1859), como cantor e flautista, do not?vel brasileiro Jos? Calazans e do grande pol?tico sergipano Jos? Sebr?o de Carvalho. Desde o ano de 2005 a denomina??o Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o deixou de representar apenas um grupo musical para constituir-se em institui??o e abrigar diversos grupos e programas em suas depend?ncias.
No ano de 2007, A Sociedade Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o foi premiada nacionalmente com o programa de apoio a orquestras do Minist?rio da Cultura. ? reconhecida de utilidade p?blica Municipal, Estadual e Federal e cadastrada no Fundo da Inf?ncia e da Adolesc?ncia. Ao longo destes mais de dois s?culos e meio de hist?ria ininterrupta, tem contribu?do com o desenvolvimento s?cio-cultural da cidade de Itabaiana e do Estado de Sergipe, atrav?s da m?sica. Na atualidade a Institui??o Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o mant?m o Instituto de M?sica maestro Jo?o de Matos, a Sede Administrativa, o Museu da M?sica, a Escola de M?sica, a Banda Jovem, a Banda Sinf?nica, a Orquestra Preparat?ria, a Orquestra Sinf?nica de Itabaiana, o Coro Filarm?nico Maria da Concei??o, Coral Infantil, Quintetos de Metais, Quinteto de Cordas, Quinteto de Sopro, Quarteto de trombones, Grupo de Flautas Doce e Orquestra Experimental.
Programa??o dos Concertos Natalinos na Pra?a Fausto Cardoso para o dia 08:
08/12 - Orquestra Preparat?ria de Itabaiana- Filarm?nica da Funda??o Pedro Paes Mendon?a de Serra do Machado(Ribeir?polis)- Encerramento da Exposi??o de J. In?cio
?