PSE realiza ações nas Escolas do Carrilho e São José

Palestras com a temática “Sexualidade e Gravidez na Adolescência”

Nos dias 17 e 18 de junho, a Secretaria de Educação realizou através do Programa Saúde na Escola (PSE), palestras com a temática “Sexualidade e Gravidez na Adolescência”, na Escola Municipal José Filadelfo Araújo (Povoado Carrilho) e Escola Municipal Dr. Florival de Oliveira (Povoado São José).

As palestras foram ministradas pelo Coordenador Estadual do PSE Roosevelt Costa, tendo como público alvo os alunos na faixa etária de 10 a 17 anos. Na ocasião, também foram distribuídas Cadernetas de Saúde do Adolescente. A ação contou com a presença do Articulador do Selo UNICEF Wilmarques Santos e da Técnica Responsável pelo PSE na Secretaria de Educação, Carmen Vitorino.

As ações do PSE e a distribuição da Caderneta de Saúde do Adolescente são ações estratégicas de políticas públicas inseridas na metodologia do Selo UNICEF, voltadas para a garantia dos Direitos de Proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS e Ser Adolescente. A Caderneta contém orientações sobre relacionamentos, família, amizade, saúde reprodutiva e sexual, entre outros assuntos de interesse do jovem.

Além de tais informações, a publicação dispõe de calendário de vacinação, gráfico de crescimento e desenvolvimento, e nível de nutrição. A Caderneta é uma estratégia de promoção à saúde dos adolescentes com o intuito de minimizar a vulnerabilidade que essa faixa etária possui, principalmente no tocante às doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada.