Programa Saúde na Escola apresenta balanço de atividades em Itabaiana

Equipe de profissionais identificou que 20% dos alunos da rede pública estão acima do peso

Entre os dias 11 e 15 de mar?o, a secretaria de Sa?de de Itabaiana, em parceria com o Governo Federal, realizou o Programa Sa?de na Escola. Durante uma semana, nutricionistas, educadores f?sicos e estagi?rias de assist?ncia social abordaram o tema ?Combate ? Obesidade e Sa?de Ocular?. E com o apoio das Unidades B?sicas de Sa?de e educadores, realizaram palestras, atualiza??o da caderneta da crian?a com a verifica??o de peso, altura e vacinas, aplica??o de fl?or, dentre outras a??es. E, nesta semana, os resultados foram divulgados.
?
Na amostra geral de alunos da rede p?blica municipal ficou constatado que 20% deles est?o acima do peso. Para a coordenadora do programa, a assistente social M?rcia Cunha, os dados servem de alerta. ?A gente saiu desta semana com uma avalia??o importante. E com ela poderemos propor uma pol?tica p?blica para nosso munic?pio, especialmente elaborando um card?pio alimentar saud?vel?, destacou M?rcia.
?
Outros resultados identificados tamb?m s?o dignos de registro, a exemplo do alcance das avalia??es realizadas com as crian?as matriculadas nas creches municipais, que atingiu 100% de cobertura. ?E constatamos que, na avalia??o da sa?de de crian?as e adolescentes entre 7 e 18 anos, muitos deles n?o possuem acompanhamento m?dico regular?, disse a coordenadora do programa.
?
Al?m das avalia??es de sa?de, os profissionais desenvolveram palestras educativas que abordaram temas relacionados ? alimenta??o saud?vel, preven??o de doen?as sexualmente transmiss?veis, riscos do uso de drogas, discrimina??o, preconceito e atividades sobre o cuidado com si mesmo e com o ambiente escolar.