Tribunal de Contas do Estado realiza Seminário de Gestão Pública em Itabaiana

Evento é o primeiro de uma série que visa capacitar servidores dos municípios sergipanos

?
Com temas especiais e levando em considera??o a melhoria nos servi?os e capacita??o dos servidores municipais, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promoveu na C?mara Municipal de Itabaiana, atrav?s da Escola de Contas Conselheiro Jos? Amado Nascimento (ECOJAN), o Semin?rio de Gest?o P?blica nesta sexta-feira, 5. Dentre os munic?pios convidados, esteve Itabaiana que, atrav?s da prefeitura, realizou parceria com o TCE/SE e a ECOJAN.
?A participa??o de uma equipe de servidores do nosso munic?pio nesse semin?rio ? uma forma de melhorar o conhecimento deles sobre gest?o p?blica a n?vel municipal, trazendo para as palestras as solu??es e novas formas de enfrentar as dificuldades do dia-a-dia que a burocracia os imp?e?, disse o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.
Foram ministradas palestras e cursos por membros do Tribunal de Contas. Entre os palestrantes estiveram Francisco Evanildo de Carvalho, auditor do TCE/SE, que explanou sobre controle interno no ?mbito municipal; Jo?o Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, procurador do MPJ-TCE/SE, que teve como tema ?Entendendo a Nova Legisla??o do TCE/SE?; Jailton Moura da Silva, membro do TCE/SE, que falou sobre o sistema tribut?rio municipal, e Vanderson da Silva Melo que explicou o or?amento p?blico.
Economizando
?Pode parecer algo simples, mas, como meu expediente dificilmente acaba antes das 10 horas da noite, sempre passo por alguns pr?dios p?blicos de Itabaiana. E, ao encontrar l?mpadas acesas sem necessidade, converso com os vigilantes, explicando a necessidade de apagar as l?mpadas quando n?o se utiliza aquele determinado espa?o. ? uma atitude simples, mas que resulta em economia? frisou Valmir de Francisquinho.
A atitude de Valmir chamou a aten??o do auditor do TCE/SE, Francisco Evanildo de Carvalho, que, ao fazer uso da palavra, parabenizou e refor?ou a declara??o do prefeito. ?O que o prefeito falou, de certa forma, antecipa a nossa palestra nesse evento, que destaca que a excel?ncia administrativa, que passa pelo respeito aos recursos p?blicos atrav?s da utiliza??o correta das verbas e do princ?pio da efici?ncia, economizando-se aonde se pode economizar?, observou.
J? o presidente do TCE/SE, Carlos Alberto Sobral de Souza registrou a import?ncia da parceria entre a Prefeitura, C?mara Municipal e Tribunal de Contas do Estado para a realiza??o do Semin?rio. ?Tanto o prefeito, como o presidente da C?mara n?o hesitaram em nos ajudar, nos disponibilizando espa?o e material necess?rios?, agradeceu o presidente do TCE/SE.
?