Vacinação contra a gripe em Itabaiana começa no próximo dia 15

Com slogan ‘Quem lembra da vacina se protege da gripe’, campanha pretende atingir pelo menos 80% do público alvo

Com a mudan?a natural do clima, j? que vivemos o outono e nos encaminhamos para o inverno, e mesmo que ainda n?o tenhamos tido o esperado per?odo de chuvas em Itabaiana e regi?o, uma caracter?stica da ?poca ? certa e j? pode ser comprovada: o aumento da incid?ncia de casos de gripe entre a popula??o. Diante deste quadro, a prefeitura de Itabaiana, atrav?s da secretaria de Sa?de do munic?pio, inicia a campanha anual de vacina??o de grupos priorit?rios ? partir pr?xima segunda-feira, 15, e at? o pr?ximo dia 26 de abril.
?Essa ? uma a??o que visa garantir a sa?de dessas pessoas inclusas nesse grupo. Mas tamb?m ? uma a??o que intenciona desafogar o sistema p?blico de sa?de, pois sem que sejam necess?rios os atendimentos para os que estiverem gripados, pode dar maior aten??o as pessoas que venham at? n?s com outras enfermidades?, avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho, destacando que o slogan da campanha, ?Quem lembra da vacina se protege da gripe?, escolhido pelo Minist?rio da Sa?de (MS) foi muito feliz na sua coloca??o. ?O poder p?blico lembra das pessoas com atendimentos dessa natureza. Cabe ?s pessoas lembrarem da vacina para ficarem protegidas?.
Al?m desse per?odo de vacina??o, a secretaria de Sa?de vai priorizar ainda o chamado ?Dia D da Vacina??o?, que acontece no dia 20 de abril, das 8 ?s 17h (ver lista com os locais abaixo). ?Nesta data ser? feito um esfor?o concentrado para que tenhamos um maior alcance da campanha de vacina??o. Mas lembro que a vacina estar? dispon?vel para os grupos priorit?rios em todas as unidades b?sicas a rede de sa?de municipal j? a partir do dia 15?, frisou a secret?ria Andr?a Reis Mendon?a.
Os chamados grupos priorit?rios para receberem a vacina contra a gripe s?o compostos por crian?as de 06 meses a 01 ano, 11 meses e 29 dias; trabalhadores de sa?de; gestantes, independente da idade gestacional, sendo que n?o haver? exig?ncia quanto ? comprova??o da situa??o gestacional; pu?rperas, que s?o mulheres no per?odo de at? 45 dias ap?s o parto, sendo que para isso dever? apresentar documento comprovando, como certid?o de nascimento, cart?o de gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto; idosos com 60 anos ou mais; popula??o privada de liberdade e pessoas portadoras de doen?as cr?nicas, conforme listagem definida pelo MS incluso no Informe T?cnico. ?Nosso objetivo, preconizado pelo MS, ? atingirmos 80% das pessoas que est?o inseridas em um destes grupos?, destacou a secret?ria de Sa?de de Itabaiana.
Confira os locais em que a vacina ser? aplicada no ?Dia D?, dia 20 de abril, das 8 as 17h:
- Centro de Sa?de III;
- Posto de sa?de Dr. Vladimir de Souza Carvalho;
- Centro de sa?de Dr. Jos? Souto Diniz;
- Unidade de sa?de da fam?lia Dr. Ormeil C?mera de Oliveira;
- Unidade de PSF Mutir?o;
?- Unidade de sa?de Dr. Luciano Siqueira;
- Unidade de Sa?de Dr. Lauro Maia;
- Supermercado Nunes Peixoto;
- Escola Estadual Airton Teles;
- Escola Municipal Nivalda Lima;
- Unidade PSF Sitio Porto.