Projeto de calçadão para a rua São Paulo é apresentado aos itabaianenses

Parte arquitetônica da intervenção urbana foi doada para a cidade por uma dupla de arquitetas

"N?s estamos aqui para fazer o bem. O que fizermos, passar? para o futuro, ficar? para a popula??o". Com essa reflex?o, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, pontuou seu pronunciamento na noite desta segunda-feira, 14, durante o lan?amento do projeto de cal?ad?o para a rua S?o Paulo, realizado na pr?pria via, e que expos o ide?rio arquitet?nico dessa que ser? a maior interven??o na paisagem urbana da hist?ria itabaianense.

O evento, organizado pela prefeitura atrav?s da secretaria de Ind?stria, Com?rcio e Turismo, contou com a participa??o da imprensa, de autoridades e, principalmente, de comerciantes que atuam nessa que ? uma das mais tradicionais ruas do centro da cidade.
"Pesquisamos quem ? que circula pela rua S?o Paulo. E at? por termos um banco nela, a Caixa Econ?mica, que entrega o Bolsa Fam?lia, chegamos a conclus?o de que temos um p?blico de menor renda e que merece o conforto de um cal?ad?o", avaliou Altamiro Brasil, titular da pasta.

Brasil tamb?m destacou as vantagens para quem possui empreendimento no local. "Vamos dar um plus no com?rcio dessa ?rea, permitindo que mais pessoas possam circular e comprar nas lojas", disse o secret?rio, ressaltando a necessidade de humanizar a regi?o. "As pessoas tamb?m merecem uma ?rea de conviv?ncia, para apresenta??es art?sticas e grandes eventos".

Detalhamento

Sendo um projeto que foi presenteado ao munic?pio pelas arquitetas Morenita Bispo e Thiciana Barroso, nada melhor do que as idealizadoras explanarem a concep??o utilizada na sua elabora??o. E ficou a cargo de Thiciana essa fun??o. "Nossa proposta foi, al?m de garantir as pessoas a possibilidade de fazerem suas compras sem risco de atropelamento, por exemplo, viabilizar a arboriza??o do local, devido ao clima quente da cidade e especialmente do centro", garantiu Thiciana.

Al?m da ambienta??o agrad?vel, o projeto prev? outras vantagens para a coletividade. "Ao final da rua S?o Paulo poderemos abrir vagas de estacionamento anexas a uma ?rea tur?stica, com a possibilidade de instala??o de esculturas em bronze de vultos hist?ricos itabaianenses, bem como a instala??o de um obelisco no cruzamento entre as ruas S?o Paulo e 7 de Setembro", detalhou a arquiteta, lembrando ainda que o acabamento dos bancos, por exemplo, busca unir durabilidade e baixo custo. "Ser?o bancos em concreto com acabamento em madeira, para controlar a temperatura".

Tamb?m a quest?o do tr?nsito foi debatida durante a apresenta??o, com o superintendente da SMTT itabaianense, Tenente Wagno, se referindo ao local e aos problemas que nele ocorrem. "Algo teria que ser feito aqui, pois a regi?o ? muito importante e movimentada, necessitando de uma interven??o de fato", resumiu Wagno. Ap?s as explana??es, a palavra foi franqueada, tornando a apresenta??o uma consulta p?blica. Ao final, ficou ajustado que o pr?ximo passo ser? avaliar caso a caso a opini?o dos comerciantes que est?o instalados no local.

?