AGOSTO DOURADO É TEMA DE CAMPANHA MUNDIAL PARA O ALEITAMENTO MATERNO

Com o tema “amamentação: a base da vida”, foi dada início na última segunda-feira, 06 de agosto, a semana mundial do aleitamento materno. A campanha tem como objetivo principal, incentivar e conscientizar gestantes e lactantes sobre a importância da amamentação de crianças recém-nascidas e a necessidade de doar leite materno para bebês que necessitam desse alimento.

Em Itabaiana a campanha de amamentação também ganhou destaque. O chamado “agosto Dourado”, uma alusão a riqueza do leite materno para a saúde dos infantis, lembrando assim o ouro, foi celebrado no Hospital e Maternidade São José, centro da cidade, onde equipes de profissionais de saúde ofereciam orientações sobre o tema, a programação e o calendário disponível para todo este mês.

De acordo com a coordenadora do banco de leite Irmã Rafaela Pepel, Sandra Rafaela de Oliveira Lapa, neste momento, o apoio de toda a população é fundamental. “Itabaiana é considerada a bacia leiteira de Sergipe, justamente pela produção do liquido materno que além de abastecer o nosso banco (de leite), o excedente é ofertado para outras maternidades, a exemplo da Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel em Aracaju. Vale lembrar que atualmente Itabaiana possui 220 doadoras de leite materno.

SOLIDARIEDADE

E foi através da solidariedade de muitas mulheres em optarem pela doação do próprio leite materno para salvar vidas, que muitas pessoas se engajaram na campanha e também passaram a ser receptoras, de forma indireta, do liquido da redenção.

Nessa luta pela vida, os amigos Thiago Rodrigues e Ivani Meneses se deslocaram do interior da Bahia para Itabaiana para doarem o leite materno oferecido por uma lactante. “A minha irmã acabou de ganhar um filho e soube dessa campanha. Como estávamos vindo para a cidade, optamos por ajudar, trazendo o leite doado por ela”, disse Ivani.

PRÊMIO

O Hospital e Maternidade São José e reconhecido com um dos melhores títulos para bancos de leite materno, honraria cedida pela Fio Cruz – Rede Brasileira de Banco de Leite. De acordo com a coordenadora da Frente de Trabalho Rede Materna Infantil, Helga Muller Mengel, esse momento é de suma importância. “Estamos felizes por esta ação, em uma rede de solidariedade pela vida”, destacou.

CALENDÁRIO

Até o próximo dia 17 de agosto, além do Hospital e Maternidade São José, as unidades de saúde do município de Itabaiana estarão prontas e receptivas para o mês dedicado a amamentação. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, os postos que estão inseridos na programação de forma direta são:

Dia 09/08: Clinica de Saúde da Família Manoel Pereira de Andrade (Bairro Porto)

Dia 14/08: Clinica de Saúde da Família DR. Ormeil Câmara de Oliveira (Bairro São Cristóvão)

Dia 16/08: SESP

Dia 17/08: Unidade de Saúde da Família Dr. Souto Diniz