PREFEITURA DE ITABAIANA INVESTE NA AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS PARA A SMS

Somente quem realmente precisa de serviços de saúde e realizam deslocamentos para clinicas e hospitais, sabe o quanto é necessário e importante ter a disposição meios de transportes seguros e adequados.
Sabendo disso e ciente que a saúde do cidadão é de suma importância, a prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde, investe em veículos que ofereçam uma melhor qualidade dos serviços.
Com quase 100 mil habitantes, o município de Itabaiana oferece uma infraestrutura e logística adequada para pacientes, tanto de forma interna (dentro dos limites municipais), quanto para outras regiões. E isso ocorre devido ao empenho e investimentos oferecidos na aquisição de novos veículos.

NOVOS VEÍCULOS
Nos últimos anos, houve uma série de investimentos no âmbito de transporte no município de Itabaiana. De acordo com informações do setor que gerencia a logística em Itabaiana, foram investidos R$ 159,800 mil, disponibilizados através de recursos federais.
E em substituição as condições precárias encontradas nos veículos, muitos deles com mais de 20 anos de uso, foram adquiridos novos e modernos autos. Para se ter uma ideia das obtenções, foram adquiridos modelos pálios (três), Amaroc (uma), Doblôs (três), Gol (dois) e Fiat Mobile (um).
Além disso, outras aquisições foram estabelecidas pela prefeitura de Itabaiana. Seis ambulâncias realizam serviços de atendimentos dentro do município e deslocamentos para as unidades de saúde, isso sem falar em carros que oferecem suporte para os pacientes, a exemplo das Peugeot (três), Volks (um) e Fiat (um).

ATENDIMENTOS

As obtenções desses carros visam oferecer uma maior segurança nas urgências e emergências, principalmente em distancias mais longas, sendo que existem roteiros diários, para os mais diferentes pontos do Estado e além divisas.
“Antes não existia um registro, agora tudo é realizado por agendamentos. Transportamos, diariamente, de segunda a sexta, 80 pessoas - 55/60 pacientes no período da manhã, 20 a tarde, exceto feriado em Aracaju- para cerca de 18 a 20 clinicas em várias cidades. Esses deslocamentos são realizados ida e volta para Itabaiana, porta a porta”, disse Osvaldo Barros Machado, Chefe do setor de Transporte da prefeitura de Itabaiana.
Além disso, dentro dos limites municipais, os serviços de curativos domiciliares são realizados de domingo a domingo, sendo que existem seis carros disponíveis para pessoas que necessitam de hemodiálise, de segunda a sábado no horário das 06 da manhã às 23 h, tanto na sede quanto nos povoados.

OUTROS ESTADOS
Em deslocamentos para outras unidades da federação, também existe um esquema especial de atendimentos e um controle de rotas. Para Salvador, por exemplo, a cerca de 362 km de Itabaiana, semanalmente, veículos saem da região serrana para a Capital baiana levando pacientes que necessitam de tratamento médicos.
O destino é a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que de acordo com os agendamentos realizados, as equipes de profissionais informam a SMS/Itabaiana, os dias e horários disponíveis para os itabaianenses.
Em média, mensalmente, 20 pessoas são encaminhadas ao Sarah e embora essa atividade seja competência do Estado, a prefeitura oferece o suporte para que as pessoas não fiquem sem atendimentos.

OUTRAS AÇÕES
Ainda de acordo com Osvaldo, em Itabaiana o trabalho é realizado intensamente. “A saúde trabalha de domingo a domingo em todas as casas. Lembrando que a topic [denominação dada a veículos com grandes números de assentos], transporta pacientes para tratamentos de câncer, hemodiálise e quimioterapia. Estamos no aguardo de micro-ônibus novos, com elevador e outra topic nova. Ambos já foram licitados, comprados e pagos e agora estamos no aguardo da fábrica entregar”, finalizou.