PREFEITA DE ITABAIANA SE REÚNE COM DIRETOR DE MEIO AMBIENTE DA DESO

Na manhã de quinta-feira (10), a prefeita de Itabaiana, Carminha Mendonça, esteve em reunião com o Diretor de Meio Ambiente e expansão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Edson Barreto, para discutir assuntos ligados as ações de serviços que estão sendo implementados na região.

De acordo com o cronograma estabelecido para execução das atividades, existe em curso um processo de restruturação e até mesmo a construção de malhas de esgotos sanitários subterrâneos em Itabaiana, além dos serviços de macrodrenagem, atividades que compreendem sistemas de abastecimento de água, esgotos sanitários, drenagem de águas pluviais e de coleta de lixo.
Segundo explicações do Diretor de Meio Ambiente da Deso, Edson Barreto, “as obras vão acontecer de forma simultânea, tantos de esgotamento sanitário quanto as obras de macrodrenagem”.

AS OBRAS

“O esgotamento sanitário que cai direto no açude (da Marcela) sem nenhum tratamento, será direcionado para uma estação de tratamento que já está pronta e quando estiver em operação pretendemos despoluir o açude e com as obras de macrodrenagem evitar os constantes alagamentos, principalmente na região do centro da cidade de Itabaiana”, disse.

Ainda de acordo com Edson Barreto, as obras estão em andamento e algumas peças já estão sendo adquiridas, estando apenas no aguardo de chegarem ao município, a exemplo de tubulações oriundas de outros Estados sendo que as empresas já estão instalando seus respectivos canteiros de obras para execução total dos serviços.

Está é a segunda etapa de ampliação da rede e isso se faz necessário devido a qualidade do material em que a base de esgoto sanitário de Itabaiana ser antiga e da década de 90. Quando tudo estiver pronto, o esgoto que tinha como destino final o Açude da Marcela terá uma outra destinação: uma estação de tratamento adequada e segura. Além disso, algumas outras obras serão necessárias e importantes, como aberturas de ruas em vias rurais, onde existem poucas residências, indo em direção a região central da cidade, sendo que os pavimentos retirados durante as obras serão reconstruídos posteriormente.

OUTRAS OBRAS

E em breve a população de Itabaiana também terá uma nova adutora. A Adutora do Agreste, uma obra que está para inicio imediato, ampliando a oferta de água na região.