SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE BLOQUINHO DA PREVENÇÃO

Com o objetivo de propor uma conscientização sobre a prevenção do vírus HIV e doenças sexualmente transmissíveis, a prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou para a unidade de atendimento do bairro Sitio Porto o evento Bloquinho da Prevenção.

Com o apoio de equipes de profissionais da área médica e de atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o encontro serviu como um importante aliado na busca por um melhor diagnóstico da doença, através de palestras e apresentações teatrais. Para a inserção de palestras com a população, foram convidados alunos e professores do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes.
“Estamos fazendo uma ação em que alunos da Universidade Tiradentes estão envolvidos, tanto alunos das disciplinas, saúde da mulher como comunitária. Estamos desenvolvendo atividades como testes rápidos, lembrando a importância da prevenção, através de dinâmicas e distribuição de kits”, disse a professora Márcia Karina.

Para a enfermeira do Programa de Saúde da Família, Sandra Rafaela, que também integra a equipe de coordenadores do evento, o período de carnaval é importante para a realização desse trabalho. “Existe ainda muito preconceito e preconcepções erradas sobre contaminações. Logo após as palestras e coffee break saímos com o bloquinho da prevenção pelas ruas em torno da unidade de saúde, brincando e alertando a população sobre o assunto”, disse.