SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SINALIZA PONTOS DA CIDADE PARA EVITAR DESCARTE DE LIXO EM LOCAIS INADEQUADOS


A Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria de Planejamento, do Desenvolvimento Sustentável e do Meio Ambiente, em parceria com a SMTT, implanta sinalização em diversos pontos da cidade nos quais alguns cidadãos descartam incorretamente resíduos sólidos.

A iniciativa da secretária da pasta ambiental tem como finalidade sensibilizar e informar aos cidadãos que o descarte de resíduos em local inadequado é infração ambiental, passível de multa, previsto no artigo 139, inciso IV e artigo 145 da lei municipal 1268/2007 que determina que “fica proibido despejar lixo nos logradouros públicos ou terrenos baldios, sob a pena de multa no valor correspondente a 100 ou 200 UFM.

Ações como o descarte irregular de lixo não são justificáveis, haja vista que no nosso município existe a coleta periódica de resíduos, no ponto de vista de Edilene Barros, secretária da pasta ambiental. De acordo com ela, a distribuição e fixação de placas informativas em pontos estratégicos e nos quais já havia relatos de acúmulo de lixo é fundamental para informar e provocar uma reflexão nos cidadãos que cometam essa infração.

“Nossa ação é pautada na educação e sensibilização ambiental, vamos avaliar se a implantação das placas surtiu o efeito e em caso negativo iremos tomar outras atitudes. Confiamos muito na ação cidadã, temos de entender o espaço público como espaço de todos. E todos têm que zelar por ele”, afirma Edilene.