CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA É INSTAURADO NA CIDADE DE ITABAIANA

Os desafios da segurança pública na atualidade são tão complexos que uma das formas mais lógicas de se atuar na área é unificar todos os esforços possíveis. Atenta a essa importante demanda, a Prefeitura de Itabaiana instaurou o Conselho Municipal de Segurança, órgão colegiado que congrega as mais variadas representações sociais do município.

Com o objetivo de formular, encaminhar e deliberar propostas junto aos poderes constituídos em nível local, especialmente o poder executivo, o Conselho Municipal de Segurança também tem a função de acompanhar a implementação de políticas relacionadas ao combate a violência e a criminalidade, além de monitorar e avaliar as políticas públicas na área da segurança pública.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Itabaiana, que é superintendente da SMTT e comandante da Guarda Municipal, Luiz Santiago, destaca o papel que o órgão. “Serão tratadas, entre várias instituições ligadas à segurança pública e a sociedade civil, temas importantes para segurança do município que serão discutidos em câmeras temáticas, para apresentar soluções para os problemas relacionados à violência aqui em Itabaiana”, reforçou Santiago.

Eleito, juntamente com seu vice, na reunião que instituiu o conselho, Reverson Farias Silva, representante das igrejas evangélicas itabaianenses, fez questão de deixar claro qual o papel institucional do órgão. “A importância é ouvir da sociedade quais são as demandas da segurança pública local, pois cada cidade tem a sua demanda, suas deficiências. E a gente sabe que a política deve ser feira realmente ouvindo a população e trazendo esses problemas até as autoridades competentes”, disse Reverson, ressaltando a satisfação de ocupar o cargo para o qual foi eleito. “É uma alegria poder intermediar essa relação, podendo ouvir as necessidades e trazer ações que realmente representem uma melhoria para a segurança pública de Itabaiana”.

A procuradora do município, Andreia Machado, lembrou que o Ministério Público Estadual pede a criação do conselho desde 2017. Andreia também aproveitou para destacar a participação do funcionário público e cidadão itabaianenses Pedro Edson, que muito colaborou para que o conselho saísse do papel. “Chegamos até aqui atendendo pleito do MP, mas, principalmente, o clamor da população”, registrou a procuradora. Já o presidente OAB/SE de Itabaiana, Leonardo Chagas, parabenizou a iniciativa. “Parabenizo a prefeitura, colocando a OAB a disposição, por tirar do papel e colocar o conselho voltado para a sociedade”.

Operadores de diversos órgãos de segurança também participaram da reunião de instalação do conselho itabaianenses. A superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Patrícia Oliveira, exaltou a grandiosidade da cidade de Itabaiana. “É uma cidade de grande importância. Entendemos isso e desejávamos fazer parte desse conselho. Após falar com o prefeito, recebemos o convite para participar, além de duas vagas no conselho em si”, revelou patrícia. A reunião ainda contou com a participação do superintendente executivo da SSP/SE, Coronel Andrade, que lembrou da importância da sociedade participar ativamente, além do Tenente Coronel Sidney, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar. “Cada cidade tem suas características especpificas. E a interação com a sociedade é fundamental e o conselho será uma ferramenta para isso”, avaliou Sidney.

Com a definição dos nomes que comandarão o conselho, ficou também acertada que a reunião mensal ocorrerá na última quarta-feira de cada mês, quando serão realizadas as reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Itabaiana.