PREFEITO VALMIR DE FRANCISQUINHO DECRETA SUSPENSÃO DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL E EM ALGUNS ORGÃOS DO MUNICÍPIO EM PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, se reuniu com os secretários do município para estabelecer novas medidas preventivas contra a pandemia do coronavírus, que já chegou à Sergipe com cinco casos confirmados; e assinou um decreto suspendendo as aulas em toda a rede municipal de educação, e a paralisação de creches e serviços de convivência e de todos os órgãos do município que tenham acima de 50 funcionários, por 15 dias.

Na reunião, que foi transmitida ao vivo nas redes sociais, o prefeito esclareceu que estas, são medidas preventivas, e que ainda não foi confirmado nenhum caso do COVID-19 no município: “Nesse momento a gente precisa seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde e dos infectologistas.” Enfatizou o prefeito que ainda recomendou a suspensão das aulas na rede privada e dos cultos nos templos religiosos.

Durante a reunião, a Secretária da Saúde, Mara Rúbia, ao lado da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Laís Menezes, explicou as medidas que estão sendo tomadas. Entre elas, está a estratégia de atendimento dos casos suspeitos que forem registrados: “A equipe irá se dirigir até o domicílio do paciente que esteja com os sintomas e realizará o atendimento", explicou a secretária.

A coordenadora Laís acrescentou que essa estratégia foi planejada pensando na segurança dos profissionais de saúde e para evitar a superlotação do hospital regional do município. Ela ainda anunciou o número (79) 98862-4977 (que também pode ser usado no WhatsApp), da Vigilância Epidemiológica, para que a população possa entrar em contato e solicitar o atendimento aos casos suspeitos.

O prefeito ainda evidenciou uma preocupação maior com a feira livre da cidade, que registra um grande fluxo de pessoas que vem de várias regiões do país. Ele anunciou que a equipe da Vigilância Epidemiológica estará, na feira de amanhã, quarta-feira (18), dando todas as orientações necessárias aos feirantes e a população.