PREFEITURA DE ITABAIANA REALIZA PARCERIA COM UFS PARA REALIZAÇÃO DE TESTAGEM PARA CORONAVÍRUS NA FEIRA LIVRE

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, um conceito deve ser aplicado ao máximo: o da efetivação de parcerias. E assim aconteceu na Feira Livre de Itabaiana, na manhã desta quarta, 6, quando alunos, profissionais e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram testes rápidos para o Covid-19. E essa ação que contou com o total apoio da Prefeitura de Itabaiana na organização e estrutura.

“Nós nos sentimos muito honrados por essa ação da UFS em nossa cidade. Por isso mesmo não medimos esforços para que tudo corresse bem, a contento, de forma organizadas e permitindo que o trabalho dos profissionais da UFS e da nossa Saúde pudessem atuar de maneira tranquila, garantindo mais qualidade ao trabalho realizado”, destacou o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho;

Por se tratar de um projeto de pesquisa, alguns critérios foram estabelecidos para que as pessoas pudessem fazer e um deles é que todos deveriam estar assintomáticos. A secretaria de Saúde, junto a SMTT e Guarda Municipal, cuidou de todos os detalhes para que os normas de distanciamento social e higienização fossem obedecidos (marcação no chão, lavagem das mãos, distribuição de máscaras e todo o trabalho de educação em saúde).

“Foi um momento realmente especial essa parceria. Em tempos tão difíceis como os que estamos vivendo, saber que podemos contar com expertise e a competência de profissionais tão engajados como os da nossa Universidade Federal de Sergipe é realmente uma grande alegria e nos dá ainda mais coragem e disposição para o trabalho”, destaca a secretária de Saúde do município, Mara Rúbia.

A equipe da UFS também demonstrou sua satisfação por ter conseguido atingir a meta de 383 coletas realizadas. As pessoas testadas receberão o resultado dos testes em seu celular até a próxima sexta-feira, 8 de maio. E, de posse das informações obtidas, a UFS elaborará um mapa epidemiológico do município, que, inclusive, servirá como ferramenta de trabalho para a Saúde municipal, ajudando a implementar as políticas públicas de combate à pandemia.

O Prof. Dr. Marcelo Alves Mendes, diretor do campus Prof. Alberto Carvalho, unidade itabaianense da UFS, reforçou o sucesso da ação. “Queremos agradecer e colocar a UFS a disposição para estabelecer novas parcerias que venham contribuir com o desenvolvimento do município e do Estado de Sergipe”, afirmou o diretor.

E Valmir de Francisquinho aproveitou para agradecer à UFS. “Através de Marcelo, a universidade está sempre presente e engajada em parcerias em prol do bem da população itabaianense”, disse o prefeito, complementando. “Agradeço ainda o empenho de todos os profissionais de saúde, a presença de todas as autoridades e a participação do nosso povo”, finalizou o prefeito Valmir de Francisquinho.