PREFEITURA DE ITABAIANA INTENSIFICA E AMPLIA AÇÕES DE COMBATE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

O município de Itabaiana tem tido uma atuação de destaque no combate ao novo coronavírus. Mas isso não se dá ao acaso. É que a cidade teve o primeiro caso de suspeita de contaminação há mais de 50 dias. De lá para cá, todos os setores do poder público, mas com especial atenção para Saúde, estão de prontidão para a atuação em diversas frentes.

Além disso, por ser oficialmente a Capital Nacional do Caminhão, Itabaiana tem um fluxo muito grande de pessoas de fora que a visita, assim como de moradores que, por conta da atividade profissional na área de transporte, visitam diversas localidades do País. E, para completar, a cidade tem a maior Feira Livre de Sergipe.

“Itabaiana é diferenciada. Por isso mesmo que, durante essa que é a maior crise da história da humanidade em termos de saúde pública e de economia, nossos esforços têm se agigantado, com nossas equipes abraçando a causa maior, que é defender os interesses e proteger o povo itabaianense”, analisa o prefeito Valmir de Francisquinho.

Assim, já nesta sexta, 15, as unidades de saúde municipais começam a passar por uma completa desinfecção, que deve se prolongar por todo o final de semana. E as ações prosseguem neste sábado, 16, na Feira Livre, que já vem recebendo ações desde o início da pandemia, mas que terá uma intensificação. “Nossas equipes se unirão aos funcionários do Mercadão e da secretaria de Agricultura para um trabalho de orientação, de distribuição de máscaras, de borrifamento de álcool e de controle de fluxo”, explica a secretária de Saúde Itabaiana, Mara Rúbia.

Equipes de agentes de endemias e de saúde bucal se somarão à essa força tarefa. Já no domingo, 17, além das ações que serão implementadas na Feira Livre de Itabaiana, as feiras dos povoados Rio das Pedras e Cajaíba receberão também a distribuição de um kit contendo duas máscaras, um álcool gel 70% e um sabonete líquido. “Esses kits também serão dados gratuitamente na próxima Feira Livre, na quarta (20)”, relata Mara.

Parceria com UFS

E após a divulgação dos testes realizados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Prefeitura de Itabaiana, através da sua secretaria de Saúde, assinará contrato com própria UFS para a realização de mais 4 mil testes. “Organizaremos ações que, inicialmente, priorização caminhoneiros e grupos específicos que atuam em grande circulação no município e até em outros estados, mas que voltam depois para Itabaiana”, detalha a secretária. A intenção é justamente identificar grupos que podem ser vetores mais fortes para a contaminação. E, com isso, diminuir a velocidade do espalhamento do novo coronavírus.

Outras frentes abertas pela Prefeitura serão a desinfecção de espaços públicos e vias, cujo processo licitatório está em fase final, além da instalação de três barreiras sanitárias, sendo duas na BR 235, e a terceira na rodovia SE 170, que liga Itabaiana à Moita Bonita, diariamente já a partir da próxima semana. “Nesse caso, faremos a desinfecção externa dos veículos, aferiremos temperatura e os condutores e passageiros responderão a um questionário”, diz Mara Rúbia, reforçando ainda mais as ações que já vêm sendo realizadas pela saúde pública itabaianense.

“Nós temos ciência de que tem gente se utilizando politicamente da pandemia para tentar desgastar a nossa gestão. É claro que isso é um absurdo, uma coisa totalmente fora de hora e que só demonstra que esse tipo de gente não se preocupa com o povo, só se preocupa com o voto. Mas nada disso nos amedronta, vamos seguir fazendo nosso trabalho e, com fé em Deus e a colaboração do povo, venceremos esse grande desafio”, finaliza do prefeito Valmir de Francisquinho.