PREFEITURA DE ITABAIANA REALIZA AÇÕES DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL E ÀS ATIVIDADES IRREGULARES NESSA ÁREA

O mundo enfrenta a mesma crise sanitária nesse momento. Em Itabaiana, não é diferente. E diversas são as frentes de luta em que a gestão municipal tem atuado, pois o momento pede ações rápidas para as novas lutas, e inteligência para as antigas, como é o caso do combate ao trabalho irregular infantil. Por isso que a Prefeitura de Itabaiana, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Social de Itabaiana, por ser pioneira na realização de campanhas de conscientização e de repressão ao trabalho infantil em Sergipe, inovou neste 2020. E se em anos anteriores, quando ainda podia haver aglomeração, eram realizadas carreatas educativas, passeatas e outros tantos eventos que atraíam a atenção popular para essa realidade, neste ano as ações se deram de maneira atualizada.

Através do seu Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) promoveu ações inteligentes para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado pelo calendário mundial na sexta, 12. As ações envolveram toda uma campanha de informação em todos os meios possíveis de acesso à população, tendo em vista o momento de isolamento social.

A chamada Semana de Combate ao Trabalho Infantil teve início na segunda, 8, com a produção de um vídeo informativo, que será veiculado em todas as redes sociais da administração municipal nesta sexta, sobre a temática, com a participação de vários outros órgãos da Assistência Social do munícipio, além de entrevistas nas principais rádios da cidade e da realização de uma live na quarta-feira, 10, nas redes sociais da Prefeitura de Itabaiana.

A live contou com a participação de Willmarques Santos, que é jornalista e articulador do Selo UNICEF, e de dois adolescentes, que são integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes: Karla Laiane Santana e Vinícius Dantas. O principal objetivo foi o mobilizar a sociedade, com o intuito de alertar e de esclarecer sobre as possibilidades de enfrentamento e de combate ao trabalho infantil de forma irregular.

A tônica do bate-papo foi a da identidade do jovem itabaianense, que tem sua raiz na cultura trabalho, e sua relação com o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As falas, tanto da Karla, quanto do Vinícius, deram prioridade à necessidade do trabalho, mas um trabalho regular, que não lhes roube a importância da educação e de sua formação, e ao mesmo tempo lhes desenvolva profissionalmente.

A cidade de Itabaiana, que é nacionalmente conhecida como uma terra de povo trabalhador e empreendedor, sofre ainda com a exploração do trabalho irregular de crianças e de adolescentes. As campanhas realizadas, entendendo o costume de trabalhar muito e desde cedo dos itabaianenses, atua justamente no ponto mais importante: conciliar o trabalho, que é marca e faz parte do DNA desse povo, com uma vida acadêmica. Dessa forma, os jovens podem se desenvolver em duas áreas ao mesmo tempo, no trabalho e na sua formação.

Desta forma, os jovens continuarão carregando o legado de sua cidade, o legado do trabalho e do empreendedorismo, e não terão suas infâncias tolhidas. A Prefeitura de Itabaiana quer o progresso, mas um progresso forte e consciente, e por isso trabalha constantemente para que o desenvolvimento seja saudável, em todos os seus aspectos.