PREFEITURA DE ITABAIANA, EM PARCERIA COM A ARDASE, REALIZA “BLITZ NO CAMPO” NO POVOADO AGROVILA

Na manhã desta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Itabaiana, por meio de sua secretaria de Agricultura e em parceria com a Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas de Sergipe (Ardase), realizou a “Blitz no Campo” no Povoado Agrovila. O objetivo da ação, que foi a primeira de uma série que pretende chegar a diversos povoados itabaianenses, é a conscientização dos agricultores no uso de agrotóxicos e no descartar correto das embalagens destes produtos.

“Neste ano, a “Blitz no Campo” precisou de algumas adaptações, por conta da pandemia. Então a gente trouxe não só os cuidados com as práticas no campo e atenção para o recolhimento das embalagens, mas também a distribuição de kits de prevenção e higienização contra o novo coronavírus, além de vacinação dos trabalhadores agrícolas”, destacou a secretária de Agricultura, Lorena Souza. Para ela, essa é mais uma forma de contemplar esses trabalhadores essenciais para a sociedade. “A rotina do homem do campo é pesada, é árdua. E eles têm a dificuldade de ir até o posto médico e tomar a vacina. Então trouxemos a vacina até eles”, disse a secretária, destacando a parceria com a secretaria de Saúde de Itabaiana.

Com essa atração a mais, por conta dos necessários cuidados com a saúde das pessoas, o evento, que também contou com sorteios de brindes para os agricultores que recolheram corretamente as embalagens, mantém ações a preocupação com o meio ambiente como principal motivação tanto os moradores que cultivam, quanto para a Ardase e, principalmente do poder público municipal de Itabaiana.

“Nossa gestão tem tido um olhar especial para as nossas comunidades agrícolas. E o povoado Agrovila é prova disso, visto que a sua sede foi inteiramente urbanizada na nossa administração, numa ação inédita por parte da Prefeitura de Itabaiana. Por isso estão de parabéns todos que fizeram parte dessa ação”, reforçou o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, felicitando a iniciativa da parceria entre a gestão e a entidade representativa do setor privado.

Vale destacar que o cerne da ação consiste nos agricultores, após o uso dos defensivos agrícolas em suas produções, levarem de volta para a Ardase as embalagens destes mesmos produtos, que receberão uma destinação correta e que não agrida o meio ambiente. As relações entre a Ardase e os próprios produtores, dessa forma, não é somente de comércio, mas de união, visto que a associação trabalha em conjunto com os seus compradores de seus associados para que todos os cuidados necessários sejam observados e atendidos. Após devolverem as embalagens, os trabalhadores rurais assinam um termo que evidencia o uso correto e a devolução, para fins adequados, dos descartes.

Vânia Schoenherr, diretora executiva da Ardase, informa que a destinação correta dessas embalagens é de obrigação legal dos próprios agricultores. Logo, a associação os auxilia nesse processo com a elaboração de diversos programas e ações que levam informação e responsabilidade para as mãos dos produtores rurais. “Esse evento vem sacramentar as ações aqui no município, que existem há mais de uma década. E, nesse ano, fizemos num formato mais arrojado, no sentido de conscientizar definitivamente o agricultor. Por trás dessas ações, existe a lei, do qual o agricultor é partícipe. E estamos aqui para mostrar que a questão ambiental é fundamental, a questão da segurança alimentar, o uso de EPIs, tudo isso está englobado nessa ação”, finaliza Vânia Schoenherr.