ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Casa de Acolhimento Nosso Lar trabalha para livrar jovens itabaianenses das drogas

Unidade ligada à secretaria de Saúde vem realizando trabalho exemplar na recuperação de dependentes químicos


02.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Uma a??o humanit?ria. Assim pode ser definido o trabalho realizado pela Casa de Acolhimento Nosso Lar, unidade ligada a secretaria de Sa?de do munic?pio de Itabaiana e que cuida de pacientes que necessitam de tratamento por conta de terem sido usu?rios de drogas em processo de recupera??o.
?N?s entendemos que a preven??o ? o melhor caminho, pois se os nossos jovens estiverem conscientes dos riscos que a droga oferece, com certeza eles nem se envolver?o. Mas aqueles que, infelizmente, tiveram algum contato com isso, n?o podem ficar desamparados. E por isso que o trabalho desenvolvido pelo acolhimento tem nossa aten??o priorit?ria?, garantiu o prefeito Valmir de Francisquinho, ressaltando que o que est? ao alcance do munic?pio ? realizado. ?O tratamento, desde a aten??o m?dica at? a alimenta??o, por exemplo, tem que ser sempre do melhor?.
A diretora da Casa de Acolhimento Nosso Lar, Wilma Santos, explica como ? o funcionamento da unidade. ?Trata-se de uma parceria entre o Caps Ad e o Acolhimento, com o cadastro sendp feito pelo Caps. Da? o usu?rio ? encaminhado para n?s, onde temos avalia??o por psiquiatra, psic?logo, assistente social, enfim, ? todo um projeto voltado para os dependentes qu?micos?, frisou a diretora, ressaltando que o n?mero poss?vel de atendimentos, atualmente, ? de 10 acolhidos, que recebem toda a assist?ncia necess?ria, ficando em tratamento por um per?odo de at? seis meses sob os cuidados de um total de 6 profissionais.
?At? a alimenta??o ? garantida pela secretaria de Sa?de, com caf? da manh? e quentinhas servidas no almo?o e na janta, todos os dias?, destacou Wilma Santos. Ali?s, essa quest?o aliment?cia ? uma prioridade da Sa?de municipal tamb?m na Resid?ncia Terap?utica, no Caps Ad, no Caps I e ainda nos finais de semana, como suporte para as equipes que realizam curativos no Posto de Sa?de Souto Diniz e Sesp. ?Fornecemos de 60 a 80 quentinhas diariamente nessas unidades. Mas n?o se trata apenas da alimenta??o. ? a aten??o dada aos que precisam dos nossos servi?os que faz a diferen?a?, avaliou a assessora de comunica??o da Sa?de, Ana Mendon?a.
E todo esse servi?o tem tido uma repercuss?o positiva dentre os acolhidos, a exemplo de Ismael de Jesus, h? dois meses sendo atendido. ?Eu estava sofrendo com o uso da droga, perdi mulher, fam?lia e s? n?o perdi a vida porque Deus n?o deixou. N?o vou dizer que ? f?cil sair da droga, mas, com f? em Deus, eu vou conseguir?, disse o acolhido pela institui??o, destacando o trabalho realizado no local. "Aqui a gente tem rem?dio, alimenta??o, lazer, atividades como desenhar, temos m?dicos, dentistas, enfim aqui o atendimento do pessoal ? ?10??.
Quem tamb?m est? no acolhimento h? cerca de dois meses, mas trabalhando juntos aos acolhidos, ? a assistente social Em?lia Millet, que ressalta a qualidade da a??o desenvolvida. ?? um problema dif?cil essa grande cat?strofe que ? o crack. ? preciso muita for?a de vontade para superar. Mas aqueles que est?o conosco a gente j? sente um avan?o, seja na fala, seja na saudade da fam?lia que eles sentem e na vontade de se reinserirem no mercado?, destacou a assistente, deixando um conselho aos que enfrentam em suas fam?lias problemas semelhantes. ?Primeiro de tudo: nunca abandonar o dependente. Se a gente que tem fam?lia n?o acolher, a rua s? vai atirar pedras. E que a fam?lia busque os ?rg?os respons?veis. E como aqui n?s temos os Caps, que os familiares busquem o apoio, pois Itabaiana hoje ? privilegiada por ter essa Casa de Apoio?, finalizou.
02.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00