Especial 100 dias: Secretaria Municipal de Agricultura

Uma das pastas mais requisitadas, a Agricultura deu conta do recado e ainda tem planejamentos de ações já encaminhados

17.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
?
?Eu nasci no povoado P? do Veado. E conhe?o de perto as dificuldades que o homem do campo vive, coisa que piorou muito nos ?ltimos anos porque as a??es nas comunidades rurais praticamente inexistiam. Por isso que o que vem sendo realizado pela nossa secretaria de Agricultura tem chamado tanto a aten??o. Especialmente a limpeza dos tanques, algo que n?o ocorria h? d?cadas em nossa cidade?, disse o prefeito Valmir de Francisquinho, ao avaliar os 100 primeiros dias de a??o da secretaria de Agricultura de Itabaiana.
?
Mas o in?cio destes trabalhos foi dificultado pela falta de compromisso da gest?o anterior da pasta, que n?o respeitou a atitude republicana de buscar a impessoalidade na administra??o p?blica de forma tal que quase inviabilizou o come?o da gest?o do secret?rio de Agricultura, Erotildes de Jesus. ?? como se estiv?ssemos implantando a secretaria, pois n?o foi deixada nenhuma documenta??o da gest?o passada. N?o encontramos nenhum papel com dados ou projetos da secretaria. E foi s? buscando informa??es com funcion?rios que encontramos algo?, frisou o secret?rio.
?
Esse processo n?o impossibilitou a realiza??o de um trabalho efetivamente hist?rico nas comunidades agr?colas do munic?pio, que vem sendo a limpeza dos tanques p?blicos espalhados pelos povoados. ?At? o momento j? limpamos 11 tanques: Lixandre, na Terra Dura; Grande e Melo, na V?rzea do Gama; Aid? Preto, no P? do Veado; Tanque Grande, no povoado Flechas; Chico Leite, nas Cara?bas, Boqueir?o, no povoado do mesmo nome; Preto, na Serra, e uma fonte no povoado Flechas. Alguns deles foram limpos e ampliados, e outros foram apenas limpos?, disse Erotildes, destacando que, se a chuva n?o cair por esses dias, os pr?ximos tanques a serem limpos ser?o os dos povoados Bom Jardim, Barro Preto, Matapo? e Lagoa do Forno.
?
Outra atividade que vem sendo realizada pela Agricultura s?o as reuni?es com as associa??es dos povoados, inclusive com as inadimplentes, cujo problema vem sendo estudado pela prefeitura no sentido de equacionar as d?vidas de forma a garantir que essas associa??es possam receber verbas do PRONESE. Em rela??o a aux?lio, a secretaria tamb?m firmou parceria com a Associa??o dos Bichos Carentes de Itabaiana (ABCITA), no sentido de fornecer ra??o, rem?dios e ainda disponibilizar um m?dico veterin?rio. ?Al?m disso, o prefeito enviou um projeto para C?mara, que ser? votado, que regulamenta a quest?o de animais soltos pelas ruas. Atualmente eles s?o apreendidos em um terreno, aos cuidados do munic?pio, e seus propriet?rios v?o pagar uma multa com a aprova??o do projeto?, disse Erotildes.
?
Diante da seca pela qual passa todo o munic?pio, a secretaria de Agricultura tamb?m disponibiliza dois carros pipas ? popula??o. Al?m disso, os po?os artesianos mereceram especial aten??o neste in?cio de gest?o. ?Po?os com mais de dois, tr?s anos danificados e sem manuten??o foi o que encontramos. E tivemos dois po?os artesianos deixados pela gest?o anterior inacabados. Neles, que ficam nos povoados Taperinha e Serra do C?gado, ?est?o sendo colocadas as bombas, sendo que? no po?o da Taperinha iremos implantar tamb?m a distribui??o da ?gua em todas resid?ncias, beneficiando 50 fam?lias?, anunciou Erotildes.
?
Com um trabalho de manuten??o, reforma e jardinagem das pra?as localizadas na zona urbana e tamb?m rural, a exemplo da pra?a Francisco Teles Filho, a pra?a da Igreja do Bom Parto, e da pra?a General Jo?o Pereira, a secretaria de Agricultura tamb?m vem realizando constantes podas nas ?rvores espalhadas pela cidade, especialmente aquelas que, pelo seu tamanho, colocam em risco a rede el?trica e de telefonia. Para atender bem comerciantes e consumidores, a secretaria realiza um importante trabalho de recupera??o e higieniza??o dos mercados municipais. O Mercado de Carnes, al?m dos mercados dos povoados Caja?bas e Ribeira foram higienizados, assim como o Mercad?o, que passou por um amplo processo de limpeza e est? sendo? organizado.
Outro grande entrave da administra??o municipal vem tendo seus problemas solucionados de forma gradual. Trata-se do matadouro de animais, que recebeu equipamentos para facilitar o abate, passou por recupera??o dos currais e teve dobrada a capacidade do reservat?rio de ?gua, que antes era 5.000 e agora passou 10.000 litros. ?Al?m da higieniza??o do matadouro, n?s colocamos mais um caminh?o para entrega das carnes?, ressaltou o secret?rio, que finalizou este resumo de suas a??es da ?pasta que comanda falando sobre a distribui??o de sementes. ?J? enviamos a solicita??o para ? EMDRAGO, para que ela nos forne?a as sementes. E agora estamos no aguardo das mesmas?.
Confira alguns momentos dos 100 dias desta secretaria na Galeria de Fotos.
17.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001