Dia ‘D’ de vacinação Contra a Gripe é sucesso

Rede pública municipal de saúde segue ofertando vacinas contra a gripe aos grupos previamente definidos até o dia 26

22.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Devido ao Dia ?D? de Vacina??o contra a Gripe, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sa?de. Um grande movimento de pessoas foi registrado no ?ltimo s?bado, dia 20, nos postos de sa?de, associa??es, hospital e pra?as de Itabaiana. Com a data definida pelo Minist?rio da sa?de. O Dia ?D? foi institu?do para que todas as secretarias de sa?de do pa?s refor?assem as a??es de imuniza??o junto ? sociedade, inclusive, estendendo a vacina??o para fora da rede de sa?de tradicional; em pontos populares da cidade.?O ?pice das vacina??es ocorre no Dia ?D? com a amplia??o do atendimento para a vacina??o dos mun?cipes.
Para o prefeito Valmir de Francisquinho; ?? de grande import?ncia a realiza??o dessa campanha, al?m de cumprir com as determina??es do Minist?rio da Sa?de, n?s estamos cuidando dos nossos cidad?os idosos que muito j? contribu?ram e ainda contribuem com nossa cidade e as demais pessoas que se enquadram nos grupos espec?ficos. Com isso, estamos felizes com os resultados, pois o povo est? ciente da campanha e buscando o servi?o ofertado pela sa?de municipal de Itabaiana?, avaliou o prefeito.
??A nossa preocupa??o e meta ? que todos os grupos espec?ficos para essa vacina??o sejam atendidos em nosso munic?pio de acordo com as necessidades e para isso estamos tendo grande engajamento de nossas equipes. Esse ? um grande diferencial da campanha de vacina??o desse ano, que est? sendo feita com efic?cia e responsabilidade?, disse a secret?ria municipal de sa?de, Andr?a Reis Mendon?a, que estava completamente engajada para que a campanha fosse realizada.
A vacina
Estudos comprovam que essa reduz em at? 45% o n?mero de casos de pneumonia e em at? 75% a morte em decorr?ncia de complica??es causadas pela gripe. Al?m dos idosos acima de 60 anos; o foco da imuniza??o s?o crian?as de seis meses a dois anos, ind?genas, gestantes, mulheres em at? 45 dias ap?s o parto, profissionais da sa?de, popula??o prisional e doentes cr?nicos. Grupos identificados como mais vulner?veis ? influenza. Esses grupos s?o os que atraem preocupa??o maior, pois s?o mais prop?cios a sofrerem complica??es, ocasionando outras graves doen?as, como, por exemplo: uma pneumonia bacteriana.
Tirando a d?vida que algumas pessoas t?m. O Minist?rio da Sa?de esclarece que a vacina n?o traz sintomas semelhantes aos da gripe, pois o v?rus usado ? inativo, n?o havendo a transmiss?o da gripe pela aplica??o da referida vacina. Ainda assim, as pessoas que forem imunizadas e apresentarem futuramente os sintomas da doen?a, principalmente, as com doen?as cr?nicas, devem procurar, imediatamente um m?dico.?
A meta nacional da vacina??o contra a gripe em 2013 ? atingir 31,3 milh?es de brasileiros. As imuniza??es prosseguem nos postos de sa?de at? o pr?ximo dia 26. A Campanha contra o v?rus Influenza - gripe - teve seu in?cio no dia 15 de abril em todas as unidades de sa?de p?blica municipal de Itabaiana.
22.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001