ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Mutirão de cirurgia atende cerca de 50 pacientes

Atividade uniu prefeitura, Ministério da Saúde e IOSE para garantir saúde ocular através do combate ao pterígio


29.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Nesta segunda-feira, 29, a Secretaria de Sa?de de Itabaiana realizou mais uma a??o de extrema import?ncia. Trata-se do mutir?o de cirurgias que deve atender cerca de 50 pacientes com pter?gio.
?Nossa gest?o n?o medir? esfor?os na realiza??o de a??es como essa, em que a parceria contribui para que nosso povo tenha mais sa?de. E a uni?o faz a for?a, como se sabe. Por isso, parabenizo a equipe da sa?de municipal por atender todas as diretrizes do minist?rio no sentido de podermos realizar mais esse mutir?o?, explicou o prefeito Valmir de Francisquinho.
As cirurgias s?o uma parceria entre o Minist?rio da Sa?de, o IOSE e a Secretaria de Sa?de de Itabaiana. Ap?s consulta oftalmol?gica, o m?dico identifica a necessidade do procedimento cir?rgico, encaminhando para a secretaria de Sa?de do munic?pio com a solicita??o de exames pr?-operat?rios e, ap?s os exames realizados, ? feita uma triagem pela equipe de oftalmologistas do IOSE.
?Essa ? uma a??o de extrema import?ncia n?o s? para a Secretaria, mas principalmente para os pacientes que melhoram, e muito, sua qualidade de vida ap?s o procedimento. ? o segundo mutir?o que realizamos este ano e com possibilidade de realizar mais dois ainda neste semestre?, enfatizou a Secret?ria de Sa?de Andr?a Mendon?a.
?Pter?gio
O pter?gio ? um tecido carnoso que cresce sobre a c?rnea. Esta les?o pode manter-se pequena ou crescer at? interferir com a vis?o. O pter?gio se localiza com maior freq??ncia sobre o ?ngulo nasal do olho, por?m pode aparecer no ?ngulo externo.
Os principais sintomas s?o olho vermelho (irritado) e fotofobia. ? mais freq?ente em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, em especial durante o ver?o. A exposi??o prolongada ? luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas e a irrita??o cr?nica do olho devido a condi??es ambientais secas e poeira parecem desempenhar um papel importante. Um olho seco pode contribuir para o aparecimento de um pter?gio.
29.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00