Mutirão de cirurgia atende cerca de 50 pacientes

Atividade uniu prefeitura, Ministério da Saúde e IOSE para garantir saúde ocular através do combate ao pterígio

29.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Nesta segunda-feira, 29, a Secretaria de Sa?de de Itabaiana realizou mais uma a??o de extrema import?ncia. Trata-se do mutir?o de cirurgias que deve atender cerca de 50 pacientes com pter?gio.
?Nossa gest?o n?o medir? esfor?os na realiza??o de a??es como essa, em que a parceria contribui para que nosso povo tenha mais sa?de. E a uni?o faz a for?a, como se sabe. Por isso, parabenizo a equipe da sa?de municipal por atender todas as diretrizes do minist?rio no sentido de podermos realizar mais esse mutir?o?, explicou o prefeito Valmir de Francisquinho.
As cirurgias s?o uma parceria entre o Minist?rio da Sa?de, o IOSE e a Secretaria de Sa?de de Itabaiana. Ap?s consulta oftalmol?gica, o m?dico identifica a necessidade do procedimento cir?rgico, encaminhando para a secretaria de Sa?de do munic?pio com a solicita??o de exames pr?-operat?rios e, ap?s os exames realizados, ? feita uma triagem pela equipe de oftalmologistas do IOSE.
?Essa ? uma a??o de extrema import?ncia n?o s? para a Secretaria, mas principalmente para os pacientes que melhoram, e muito, sua qualidade de vida ap?s o procedimento. ? o segundo mutir?o que realizamos este ano e com possibilidade de realizar mais dois ainda neste semestre?, enfatizou a Secret?ria de Sa?de Andr?a Mendon?a.
?Pter?gio
O pter?gio ? um tecido carnoso que cresce sobre a c?rnea. Esta les?o pode manter-se pequena ou crescer at? interferir com a vis?o. O pter?gio se localiza com maior freq??ncia sobre o ?ngulo nasal do olho, por?m pode aparecer no ?ngulo externo.
Os principais sintomas s?o olho vermelho (irritado) e fotofobia. ? mais freq?ente em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, em especial durante o ver?o. A exposi??o prolongada ? luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas e a irrita??o cr?nica do olho devido a condi??es ambientais secas e poeira parecem desempenhar um papel importante. Um olho seco pode contribuir para o aparecimento de um pter?gio.
29.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001