Estudantes de Itabaiana participam da Provinha Brasil

Avaliação foi criada visando atender objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)

06/05/2013 16:31 - atualizado em 30/11/-0001 00:00

Elaborada para ser aplicada ?s crian?as devidamente matriculadas no segundo ano do ensino fundamental ? antiga 1? s?rie ? a Provinha Brasil ? uma avalia??o criada em conson?ncia com o Plano de Desenvolvimento da Educa??o (PDE) do MEC que tem por objetivo diagnosticar a qualidade do ensino e servir de espelho para os professores, onde, ap?s os resultados, ter?o condi??es de averiguar as habilidades e defici?ncia dos estudantes em suas ?reas especifica.
Em Itabaiana, a Provinha Brasil das mat?rias de portugu?s e matem?tica foram aplicadas durante os dias 02 e 03 de maio nas escolas p?blicas municipais, sendo que, pelo aumento no total de matriculados em 2013, alguns alunos participaram da prova no ?ltimo dia 6.
??N?o s? eu, mas como todos os professores e equipes de dire??o das escolas tivemos a preocupa??o de que a Provinha Brasil fosse realizada, pois a import?ncia dela revela-se nos resultados que obtemos, afinal, ? com esses resultados que teremos no??o de onde intensificar o ensino e de onde vermos que eles est? dando certo. Al?m disso, as provas de mat?rias especificas ir?o nos mostrar quais deles os nossos alunos t?m mais aptid?o?, disse Carminha Mendon?a, secret?ria municipal de educa??o de Itabaiana.
A Provinha Brasil diferencia-se das demais que s?o realizadas pelo Inep, pois se trata de um instrumento pedag?gico sem finalidade classificat?ria. No mais, o resultado obtido na mesma facilitar? a cria??o de relat?rios que, ao subsidiar a??es pedag?gicas, s?o capazes de unir a Secretaria de Educa??o, a dire??o das escolas, alunos e pais.
Quem corrige?
As provas podem ser corrigidas pelo pr?prio professor da turma onde a prova foi aplicada, ou por uma equipe de professores montada pela Secretaria Municipal de Educa??o. Com isso, o docente ficar? ciente do n?vel? de desempenho dos seus alunos de forma imediata. Da mesma forma, os resultados de cada turma em individual ser?o coletados e agregados, com o objetivo de formar um panorama da escola e de toda rede municipal de ensino de Itabaiana.