Secretaria de Cultura de Itabaiana ganha nova sede

Local apropriado para acondicionar estrutura da secretaria reduz custos com locação e permite mais apoio a ações efetivas

07/08/2013 13:28 - atualizado em 30/11/-0001 00:00

A secretaria de Cultura de Itabaiana, pasta que interinamente est? sendo respondida pela secret?ria de Educa??o do munic?pio, Carminha Mendon?a, ganhou nova sede para melhor atender aos estudantes e a popula??o em geral. Al?m da secretaria, o novo pr?dio abriga um museu e a Biblioteca P?blica Municipal Dr. Florival de Oliveira.
?Existem a??es realizadas pela Cultura que n?o podem parar, mesmo porque Itabaiana ? uma cidade com uma cultura ampla e abrangente. Mas da forma que est?vamos vendo esse setor atuar, t?nhamos muito gasto e poucos resultados. Diante disso, efetivamos a mudan?a de local buscando otimizar os custos, permitindo assim que os recursos possam ser utilizados em a??es efetivas?, avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho.
E a determina??o administrativa do prefeito tem resultado na incorpora??o de mais servidores especializados no atendimento ao p?blico. Por isso que as novas instala??es contam com um historiador, uma bibliotec?ria, uma muse?loga, al?m de outros seis funcion?rios.
?A nova sede da secretaria oferece aos visitantes novos e amplos espa?os que permitem melhor distribui??o dos acervos, com vistas a atender satisfatoriamente a popula??o?, declarou a assessora especial da secretaria de Cultura, Rose Mary das Chagas.
As novas instala??es se encontram na Rua ?lvaro Fonseca de Oliveira N? 466, pr?ximo ao Cemit?rio de Santo Ant?nio e Almas de Itabaiana. E atualmente disponibiliza cerca de 25 mil livros em sua biblioteca e 1.800 pe?as no museu, sendo 800 guardadas e 1000 expostas. Em ambos os casos, o hor?rio de funcionamento ? de 7:00 as 12:00h e de 14:00 as 17:00h, de segunda a sexta.
II Confer?ncia Municipal de Cultura
E dando prosseguimento as a??es da secretaria de Cultura de Itabaiana, nesta sexta-feira, 9, acontece a II Confer?ncia Municipal de Cultura. O evento come?a ?s 8:00h da manh? no audit?rio da secretaria de Educa??o.
Com o tema ?Uma pol?tica de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura?, a confer?ncia abordar? quatro eixos tem?ticos: Implementa??o do Sistema Nacional de Cultura; Produ??o Simb?lica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustent?vel.?