Itabaiana realiza II Conferência Municipal de Cultura

Evento teve participação recorde e foi palco para divulgação das atrações culturais que estarão nos 125 anos da cidade

12/08/2013 14:39 - atualizado em 30/11/-0001 00:00

Na ?ltima sexta-feira, 9, foi realizada nas depend?ncias da Secretaria Municipal de Educa??o a II Confer?ncia Municipal de Cultura da cidade de Itabaiana. Com o tema ?Uma pol?tica de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura?, a confer?ncia abordou quatro eixos tem?ticos: Implementa??o do Sistema Nacional de Cultura; Produ??o Simb?lica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustent?vel.
?
A mesa foi composta pelo senador Eduardo Amorim, deputado federal Laercio Oliveira, deputada estadual Maria Mendon?a, deputado estadual Zeca Silva, o arquiteto e urbanista Edson Passos, o vereador Roosevelt Santana e representando a secret?ria de Cultura, Carminha Mendon?a, esteve Maria Marilene Silva Souza.
?
A presen?a do prefeito serviu tamb?m para o an?ncio das diversas atra??es culturais que se apresentar?o na festa de anivers?rio de 125 anos da cidade, fortalecendo o apoio do munic?pio em rela??o ? cultura.
?
As principais propostas apresentadas pelos conferencistas para a Confer?ncia Estadual de Cultura foram: incentivar a cria??o de secretarias e funda??es de cultura em todos os munic?pios brasileiros; promover programas de capacita??o e interc?mbio de gestores e produtores culturais; criar bancos de dados com informa??es sobre os grupos culturais e produtores culturais; obrigatoriedade de 30% das atra??es dos grandes eventos serem feitas por artistas locais; desenvolver iniciativas de promo??o do turismo cultural; apoio a jovens que desenvolvam atividades culturais; flexibiliza??o da lei dos direitos autorais; estimular a constru??o de centros de artesanato e de cultura popular; incentivar a cria??o de arquivos, museus e centros de mem?ria e promover eventos culturais inclusos no calend?rio cultural.
?
Na oportunidade tamb?m foram escolhidos os delegados que representar?o Itabaiana na confer?ncia estadual, bem como os seus suplentes, numa lista que ficou assim definida: Delegados: Rose Mary Das Chagas Machado (delegada nata); Manoel Doreado Santos; Elenoi Costa Silva; Genilson Serafim de Menezes; Salom?o dos Santos e Iraci Braga de Oliveira. Suplentes: Marcos Henrique dos Santos, Giselma de Jesus Menezes, Alessandro Menezes Mota, Eliv?nia Vieira Santos e Maria Jos? Goes.