Plano Municipal de Educação é Discutido em Encontro

O Encontro aconteceu durante toda esta quinta-feira.

27.Fev.2015 , atualizado em 30.Nov.-0001
A Secretaria de Estado da Educa??o (SEE), em parceria com a Secretaria de Articula??o com os Sistemas de Ensino (SASE) do Minist?rio da Educa??o (MEC) e a Uni?o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa??o (Undime), com o apoio da Secretaria de Educa??o de Itabaiana, promoveu durante toda esta quinta-feira, 26, o Encontro de Capacita??o para Forma??o das Equipes Locais para elabora??o do Cronograma de atividades na constru??o do PME.
De acordo com Jucileide Arag?o, da Secretaria de Articula??o com os Sistemas de Ensino (SASE) do Estado, o objetivo da capacita??o ? formar pessoas dos diversos munic?pios que integram as equipes locais para elabora??o dos Planos Municipais de Educa??o em conson?ncia com os planos Estadual e Nacional de Educa??o.
"Na verdade o objetivo ? instrumentar as equipes para que elas possam trabalhar junto ?s comiss?es municipais a elabora??o do Plano Municipal de Educa??o. A iniciativa protagoniza uma a??o que ? de suma import?ncia para a educa??o brasileira, que ? a elabora??o de um Plano Decenal de Educa??o, que tem fundamenta??o legal e ? uma obriga??o constitucional", enfatizou Jucileide.
O encontro serviu para se ter uma id?ia de como est? o andamento da elabora??o desses planos em cada munic?pio. Os participantes participaram de oficinas sobre dados coletados para a constru??o do diagn?stico de cada munic?pio, al?m de oficina sobre Metas e Estrat?gias Nacional e seu di?logo com as metas municipais, juntamente com a socializa??o dos resultados elaborados.
O prazo estabelecido na Lei 13.005/2014 do Plano Nacional de Educa??o para que os munic?pios elaborem seus Planos Municipais ? Junho de 2015. Para Jucileide, o munic?pio de Itabaiana ? um exemplo a ser seguido.
"Itabaiana est? de parab?ns, pois, no estado de Sergipe ? um dos que est? mais ? frente e que provavelmente vai cumprir o prazo da lei e tenho certeza que em Junho estar? em discuss?o na C?mara de Vereadores".Para a Secret?ria Carminha Mendon?a, a ideia ? que todos elaborem seus planos e o munic?pio de Itabaiana cumprir? o que determina a Lei.
"N?s somos um dos munic?pios sergipanos que estamos mais avan?ados. N?s j? iniciamos o estudo das metas e a partir do momento que concluirmos esse estudo de metas e estrat?gias n?s reuniremos professores, comunidade estudantil e membros da sociedade em geral para avaliar e ajustar todo o plano. E a? com os ajustes feitos, encaminharemos ? C?mara de Vereadores para sua aprova??o", esclareceu Carminha.
Participaram do encontro, representantes das prefeituras de Itabaiana, Po?o Redondo, Divina Pastora, Nossa Senhora da Gl?ria, Canind? do S?o Francisco e Nossa Senhora de Lourdes.

?
27.Fev.2015 , atualizado em 30.Nov.-0001