Ação Social realiza Mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com panfletos nas mãos e um sorriso no rosto, foi dessa forma que a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social realizou a mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

19/05/2015 07:39 - atualizado em 21/05/2015 06:59

As atividades começaram nas proximidades do semáforo da Av. Dr. Luiz Magalhães, durante o sinal vermelho eram distribuídos informes com vários detalhes sobre o tema abordado para os condutores dos ciclomotores e automóveis. Em seguida, o centro comercial foi alvo do trabalho de conscientização concluindo na Praça Fasto Cardoso.

A Secretaria de Educação também se somou no desenvolvimento da ação, o NUCA (Núcleo de Cidadania do Adolescente) e o Mais Educação, responsável por levar pra rua a roda de capoeira e a banda Afro, participaram ativamente do projeto.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

O Trabalho do CREAS não se resume apenas a mobilização da manhã de hoje (18), durante os próximos dias eventos serão realizados para uma maior interação com a sociedade e técnicos da rede de Proteção da Criança e do Adolescente..

19/05/15 - CRAS I – Palestra sobre o abuso e a exploração sexual com discussão de depoimentos e relatos.

19/05/15 – Agrovila – Palestra sobre o comportamento do agressor e como se prevenir do abuso e/ou exploração sexual.

19/05/15 – CRAS II – Palestra educativa sobre a diferença entre o abuso e a exploração sexual.

20/05/15 – CRAS I – Palestra com o tema: Criança e adolescente não é brinquedo. Haverá confecção de mural com imagens e mensagens de conscientização

20/05/15 – Pov. Rio das Pedras – Oficina temática com confecção de panfletos

21/05/15 – Pov. Riacho Doce – Palestra expositiva e dialogada com dinâmica e atividades lúdicas para alunos e professores da Escola Municipal Hermelina da Costa Lima

21/05/15 – Conjunto Gilton Garcia – Palestra expositiva e dialogada com dinâmica e atividades lúdicas para alunos e professores da Escola Municipal Maria Elizete Santos

27/05/15 – Auditório da Secretaria de Educação – Seminário de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual infantil.