O objetivo do cinto de segurança é manter o passageiro na posição, no banco, impedindo-o de ser arremessado à frente ou para os lados, quando o carro para abruptamente no caso de uma colisão, ou mesmo no caso de capotamento.
Quando um veículo para subitamente devido a uma colisão com outro objeto, tal como outro veículo, uma árvore, um poste, guardrail, defensas etc., a aceleração do veículo diminui muito rapidamente em um breve período de tempo. Isto é chamado de desaceleração. A Lei da Inércia de Newton explica como isso acontece. Em qualquer dos casos, a chance de sobrevivência para o motorista ou passageiro diminui significativamente à medida que a velocidade aumenta.
Quando algo está em movimento, continuará assim até que ele atinja um objeto imóvel. Dessa forma, quando alguém viaja em um veículo, este não é a única coisa que se desloca. O motorista ou passageiro também. Se o veículo para suavemente, o motorista ou passageiro parará suavemente. Quando o veículo para bruscamente, o motorista ou passageiro será mantido em movimento e se projetará à frente ou para os lados.
Na maioria dos casos, o veículo pode até não está indo tão rápido e o motorista ou passageiro não se movem quando ocorre a parada. Mas, durante uma colisão, o movimento do carro muda se ele para de se mover à frente ou é empurrado para o lado. No entanto, mesmo que o veículo pare, o motorista ou passageiro continuará se movendo.
Sem cinto de segurança, o condutor e os passageiros seriam arremessados em torno do carro, batendo em superfícies, como o para-brisa, as janelas, as portas, o painel de instrumentos, e uns nos outros. As pessoas podem até mesmo serem atiradas para fora do carro a partir da força do impacto. Esta é uma das principais causas de ferimentos graves e mortes em acidentes de trânsito.
Em vista disso, o Código de Trânsito Brasileiro impinge aos ocupantes dos veículos rodoviários a obrigatoriedade do uso do cinto. A sua não utilização é considerada infração grave e resulta em multa de R$ 127,69 por passageiro sem cinto, além de cinco pontos na carteira de habilitação do condutor.
Nem todo mundo conhece a física e, portanto, as consequências da falta do cinto. Por isso, a pertinência de campanhas educativas serem conduzidas, recorrentemente, para que os perigos de sua inobservância se tornem familiares aos ocupantes dos veículos.
IGOR DANTAS - PSICÓLOGO DE TRÂNSITO
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 13:00 horas