Ministro Maurício Quintella participa da Festa dos Caminhoneiros em Itabaiana

14.Jun.2016 , atualizado em 14.Jun.2016

Em Itabaiana, Sergipe, 60 mil pessoas participaram da 51ª Festa dos Caminhoneiros que, neste ano, foi consagrada Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, acompanhou a tradicional alvorada dos caminhoneiros realizada na madrugada deste domingo (12/6), quando mais de 300 caminhões, vindos de todas as regiões do país, fizeram uma carreata pela cidade.

Em seguida, o ministro Quintella, acompanhado pelo prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos, pelos senadores Eduardo Amorim e Antonio Carlos Valadares, foi recebido pelos caminhoneiros para participar da roda de diálogo, promovida com intuito de tratar as demandas da categoria. “Pela importância destes trabalhadores, o Ministério tem mantido as portas abertas e o diálogo constante, por meio do Fórum Permanente para Transportadores Rodoviários de Carga”, lembrou.

Image title

O Fórum, constituído por vários órgãos do Governo Federal e representantes dos caminhoneiros e dos transportadores de cargas, “tem identificado e sanado cada uma das reivindicações da classe, para que trabalhadores, patrões ou empregados, atuem de forma segura, com direitos garantidos, mais qualidade de vida e de rendimentos”, explicou. Até o momento, 13 demandas foram atendidas, entre elas a aprovação, sem veto, da Lei dos Caminhoneiros (13.103/2015), que trata dos direitos desses trabalhadores, como os pontos de parada e descanso.

Segundo Quintella, o Ministério, junto ao Governo Federal, tem trabalhado para que o país restabeleça rapidamente a sua economia. Com a aprovação do ajuste da meta fiscal, o objetivo é retomar projetos de infraestrutura e iniciar novos.

O ministro destacou também as obras da região. “Aqui, em Sergipe, estamos promovendo um ajuste do cronograma das empresas para a retomada das obras da BR-101, um importante corredor logístico brasileiro, que irá, além de trazer mais segurança para os viajantes, também privilegiará o escoamento das produções da região, favorecer o turismo e aquecer a economia”.

A BR-235, que passa por Itabaiana, também foi ressaltada por Quintella. “O DNIT está preparando o projeto para contratação de serviços de manutenção e restauração estruturada da BR-235, para o próximo semestre. Também já está sob estudos a duplicação de trecho desta BR, a partir do entroncamento com a BR-101”, informou.

Para o trecho que liga Itabaiana a Carira, na divisa com a Bahia, está sendo providenciado o projeto para obras de construção da pavimentação, que ligará as cidades ao maior pólo fruticultor da região, com o objetivo de fortalecer o mercado, melhorando as condições de fretes e ampliando o abastecimento de insumos daquela área.

“Por reconhecer a importância e a parceria desta classe de trabalhadores, que carrega parte do que somos, do que produzimos, temos dedicado esforços para levar as melhorias necessárias às rodovias do país, para que executem seu trabalho com segurança e qualidade de vida”, finalizou o ministro.

Fonte: http://www.transportes.gov.br/ultimas-noticias/3696-ministro-maur%C3%ADcio-quintella-participa-de-festa-dos-caminhoneiros-em-sergipe.html

Fotos: Alberto Ruy

14.Jun.2016 , atualizado em 14.Jun.2016