AGRICULTORES DE ITABAIANA ENTREGAM EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS, EM AÇÃO REALIZADA PELA PREFEITURA DE ITABAIANA E ARDASE

19.Out.2017 , atualizado em 19.Out.2017

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 17, mais de 80 embalagens vazias de agrotóxicos foram entregues no ponto de coleta montado pela Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Agricultura, e pela Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Estado de Sergipe (Ardase), no Povoado Terra Vermelha.

A iniciativa tem como principal objetivo reduzir os danos ao meio ambiente. “Caso esses recipientes sejam descartados ou utilizados de forma errada ou, até mesmo reutilizado pelos agricultores, o risco ambiental e à saúde humana é seriíssimo”, ressalta Vânia Félix, gerente da Central de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

Ainda de acordo com Vânia, também é necessário fazer um trabalho de conscientização não apenas com os agricultores, mas também com as escolas. Por isso, ela ministrou uma palestra com alunos da Escola Municipal Franco da Costa, onde abordou o ciclo de vida das embalagens plásticas.

“Foi uma enorme satisfação. As crianças são muito inteligentes e se mostraram bastante interessadas e interativas com o assunto. Como a grande maioria são filhos de agricultores da região, tenho certeza que com esse bate-papo elas poderão até orientar os próprios pais em casa”, analisou Vânia Félix.

ORIENTAÇÃO
Outro ponto que Vânia pede para destacar é que essa ação de coleta de vasilhas vazia de agrotóxico não é para punir o agricultor, mas para orientá-lo e para diminuir o percurso desses profissionais até a central de coleta, já que a mais próxima fica em Ribeirópolis.

“Percebemos que alguns agricultores estão temerosos em nos fornecer algumas informações e até mesmo em entregar as embalagens. Mas garanto que ninguém será multado. As perguntas que fazemos, como onde eles compraram os produtos, não é para denunciar. Nada disso. Esses questionamentos são necessários para fazermos a devolução de acordo com a lei”, explica.

Para a lavradora Lucivalda de Jesus, a campanha ajudou muito. “Estava com os vasos amontoado em casa, sem poder jogar no lixo. Mas hoje aproveitei para entregar aqui. Essa atitude ajuda a todos nós”, disse Lucivalda. A coleta de vasilhames vazios aconteceu durante toda esta segunda-feira, em dois pontos de coletas: pela manhã no Povoado Vermelho e à tarde no Povoado Várzea da Gama.Image title

19.Out.2017 , atualizado em 19.Out.2017