SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INICIA PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DE OITO ESCOLAS DA ZONA RURAL

17.Nov.2017 , atualizado em 17.Nov.2017

Devido ao baixo número de alunos presentes em oito escolas da Zona Rural da cidade de Itabaiana, o município iniciou, por meio da Secretaria de Educação, o processo de nucleação, que consiste no remanejamento de alunos do campo para unidades de ensino com maior capacidade educacional.

"Identificamos escolas que tinham cinco, oito, dez, 15 alunos. Com isso, constatamos que essa baixa demanda tem levado à administração um custo muito alto e, o pior, a oferecer uma baixa qualidade de ensino. Isso porque apenas um professor fica responsável por atender a todos os alunos de uma só vez", explicou Lucas Cardinali, em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 13, com a secretária de Educação, Matilde Santana, e demais profissionais da repartição.

De acordo com Lucas, a mudança só trará benefícios aos estudantes. “Após a transferência dos alunos, eles poderão estudar em classes de acordo com a faixa etária de cada um. E não mais nas categorias multisseriadas, como acontece, onde o professor trabalha, na mesma sala de aula, com alunos de várias séries”, destaca o procurador municipal.

Ainda segundo o procurador, para dar suporte às novas classes que serão formadas com a chegada dos alunos, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, já autorizou à convocação de mais 5 professores, aprovados no último concurso.

TRANSPORTE GRATUITO
Além disso, Lucas Cardinali destaca que equipes da Secretaria de Educação estão dando orientações a aos pais e destacando que os alunos terão direito ao transporte escolar, de forma gratuita.

“As escolas para onde os alunos serão transferidos estão a mais ou menos dois quilômetros de distâncias das comunidades de onde eles residem. Também é importante dizer que essa ação tem cunho legal e conta com o incentivo do Ministério Público e do Sindicato dos Professores de Sergipe”, informa Lucas. Vale lembrar que a nucleação será totalmente aplicada no ano letivo de 2018.

17.Nov.2017 , atualizado em 17.Nov.2017