De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a diabetes, caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, afeta até 9% da população mundial. A doença também é uma das principais causas de cegueira, enfarte, problemas de circulação e disfunção dos rins. Devido a esse quadro alarmante, equipes do Núcleo de Apoio à Famílias de Itabaiana têm orientado à população sobre as formas de prevenção e tratamento da enfermidade.
Na manhã desta quinta-feira, 7, a enfermeira Clarisse Alvaia ministrou uma palestra abordando o tema com pacientes que estavam na Clínica de Saúde da Família Vereador Vivaldo Meneses. Segundo Gleide Selma, diretora da clínica, haverá mais palestras no decorrer do mês de dezembro. “A iniciativa do NASF é contribuir com a diminuição dos índices de diabetes no município. Acreditamos que a orientação é o melhor caminho para obter esse resultado”, considera Gleide.
Além da palestra, a população presente na clínica também pode participar de um café da manhã e realizar exames de lâmina e de glicemia, com enfermeiras da Universidade Tiradentes. “Essas ações foi para marcamos a despedida de 8 estudantes de enfermagem da Unit. Elas estagiaram aqui durante um e mês e hoje puderam colocar em prática, mais uma vez, tudo aquilo que aprenderam”, informa Gleide Selma.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00