CARRETA DO CÂNCER DE BARRETOS JÁ CHEGOU EM ITABAIANA

04.Jun.2018

Com o objetivo de oferecer ao público feminino serviços de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Itabaiana através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde- viabiliza mais uma vez, a chegada da Carreta do Hospital do Câncer de Barreto para a região.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o veiculo já se encontra na sede do município de Itabaiana e foi estrategicamente posicionado no novo calçadão Natanael Machado Lima (avenida Airton Teles) de modo a servir como um ponto de fácil acesso para o deslocamento tanto de pessoas que residem no município de Itabaiana quanto para moradores de outras localidades circunvizinhas.

E como ocorreu em edições anteriores, a unidade móvel de saúde chega no período em que os Itabaianenses celebram aquele que é um dos seus maiores eventos: a Festa do Caminhão. E isso ocorre devido a grande concentração de pessoas que chegam ao município nessa época.

EXAMES

Até o próximo dia 15 de junho, equipes de profissionais de saúde que integram a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos estarão realizando 57 exames por dia até o encerramento das vagas. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, Karla Mendonça, é preciso ficar atentos aos horários e agendamentos para realização dos exames. “São 208 vagas, sendo 52 por dia, em horário agendado, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h ás 13h”, explica.

DOCUMENTAÇÃO

Vale lembrar que para a validação e marcação dos serviços oferecidos, é preciso a realização de cadastro e no ato desse processo, as pacientes, que devem ter entre 40 e 69 anos, precisam apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. “É preciso levar a documentação original e xerox na Secretaria de Saúde. Lá chegando, o cadastro é realizado de forma rápida e ágil”, disse uma das atendentes da Carreta do Câncer de Barretos, Mayllynne de Jesus.

COM A PALAVRA, O CIDADÃO

E durante esses dias em que a carreta da saúde se apresenta para a população, várias mulheres já buscam os serviços oferecidos, que além do diagnostico e prevenção do câncer de mama, são ofertados, também, aferição de pressão e vacinas. Para a aposentada Guilhermina de Jesus, 66 anos, que já passou anteriormente pelos exames e agora busca novamente os atendimentos, o momento é agora.
“Esse apoio a prevenção é super importante. Já fiz (exames) em várias clinicas e confesso, o que mais gostei foi aqui. Para mim foi o mais bem feito, não desmerecendo as clinicas, até o jeito de fazer é diferente“, afirma.

PREVENÇÃO, MELHOR REMÉDIO

Ainda de acordo com a secretaria de saúde do município de Itabaiana, no caso de alguma alteração encontrada no diagnóstico, a paciente é encaminhada para tratamento pela instituição.
“Desde o ano passado contamos com essa parceria.Isso tem sido gratificante e as mulheres fazem esse exame e se derem essa alteração já é tratada pela instituição do câncer de Barretos e ficamos felizes em fazermos essa ação todos anos na Feira do Caminhão”, disse Karla Mendonça.

04.Jun.2018