ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

AGOSTO DOURADO É TEMA DE CAMPANHA MUNDIAL PARA O ALEITAMENTO MATERNO


08.Ago.2018

Com o tema “amamentação: a base da vida”, foi dada início na última segunda-feira, 06 de agosto, a semana mundial do aleitamento materno. A campanha tem como objetivo principal, incentivar e conscientizar gestantes e lactantes sobre a importância da amamentação de crianças recém-nascidas e a necessidade de doar leite materno para bebês que necessitam desse alimento.

Em Itabaiana a campanha de amamentação também ganhou destaque. O chamado “agosto Dourado”, uma alusão a riqueza do leite materno para a saúde dos infantis, lembrando assim o ouro, foi celebrado no Hospital e Maternidade São José, centro da cidade, onde equipes de profissionais de saúde ofereciam orientações sobre o tema, a programação e o calendário disponível para todo este mês.

De acordo com a coordenadora do banco de leite Irmã Rafaela Pepel, Sandra Rafaela de Oliveira Lapa, neste momento, o apoio de toda a população é fundamental. “Itabaiana é considerada a bacia leiteira de Sergipe, justamente pela produção do liquido materno que além de abastecer o nosso banco (de leite), o excedente é ofertado para outras maternidades, a exemplo da Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel em Aracaju. Vale lembrar que atualmente Itabaiana possui 220 doadoras de leite materno.

SOLIDARIEDADE

E foi através da solidariedade de muitas mulheres em optarem pela doação do próprio leite materno para salvar vidas, que muitas pessoas se engajaram na campanha e também passaram a ser receptoras, de forma indireta, do liquido da redenção.

Nessa luta pela vida, os amigos Thiago Rodrigues e Ivani Meneses se deslocaram do interior da Bahia para Itabaiana para doarem o leite materno oferecido por uma lactante. “A minha irmã acabou de ganhar um filho e soube dessa campanha. Como estávamos vindo para a cidade, optamos por ajudar, trazendo o leite doado por ela”, disse Ivani.

PRÊMIO

O Hospital e Maternidade São José e reconhecido com um dos melhores títulos para bancos de leite materno, honraria cedida pela Fio Cruz – Rede Brasileira de Banco de Leite. De acordo com a coordenadora da Frente de Trabalho Rede Materna Infantil, Helga Muller Mengel, esse momento é de suma importância. “Estamos felizes por esta ação, em uma rede de solidariedade pela vida”, destacou.

CALENDÁRIO

Até o próximo dia 17 de agosto, além do Hospital e Maternidade São José, as unidades de saúde do município de Itabaiana estarão prontas e receptivas para o mês dedicado a amamentação. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, os postos que estão inseridos na programação de forma direta são:

Dia 09/08: Clinica de Saúde da Família Manoel Pereira de Andrade (Bairro Porto)

Dia 14/08: Clinica de Saúde da Família DR. Ormeil Câmara de Oliveira (Bairro São Cristóvão)

Dia 16/08: SESP

Dia 17/08: Unidade de Saúde da Família Dr. Souto Diniz

08.Ago.2018
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00