PREFEITURA DE ITABAIANA OFERECE MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

20.Ago.2018

Obedecendo a determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE-, a prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria de Educação do Município, vem mantendo ações e mecanismos de controle rigorosos para o mantimento do abastecimento de alimentação escolar em dia.

Para manter a qualidade no cardápio dos mais de 10 mil alunos da rede municipal de ensino, a prefeitura dispõe de uma equipe de profissionais em nutrição – cinco nutricionistas- que organiza as ações e coordena a alimentação dos estudantes. De acordo com o Setor Municipal de Alimentação Escolar -SEMAE-, ligado a Secretaria de Educação – SEDUC-, o cardápio oferecido é separado de acordo com a classificação de gêneros, entre perecíveis e não perecíveis e isso segue normas e padrões, em observância ao que as escolas solicitam.

De acordo com a Coordenadora do Setor Municipal de Alimentação Escolar – SEMAE-, Maria José Rocha, tudo é realizado de forma sistemática para que não ocorram eventuais desabastecimentos. “Dentro da aquisição alimentar para aquele determinado período, se ocorrer uma necessidade em precisar de alguns gêneros a mais, pede-se 25 % a mais para aditivar, mas a planilha que os nutricionais fazem dá pra cobrir o ano”, esclareceu.

SOBRE A DISTRIBUIÇÃO

Ainda de acordo com a SEMAE, a distribuição dos alimentos para as escolas é realizada semanalmente, uma vez que apesar do deposito ser grande, não comporta o armazenamento para o mês e a maioria das escolas não tem como receber a sua quantidade mensal e os gêneros não perecíveis são entregues de forma quinzenal. Vale lembrar que o controle de armazenamento nos estoques é aferido através de fichas de protocolos.

Outro ponto a ser esclarecido no quesito distribuição é sobre os dias de entrega nas unidades de ensino. Dois caminhões tipo “mercedinhas” -veículos de porte médio e muito característico na região- percorrem as 54 unidades de ensino do município, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE- e a AABB- Associação Atlética Banco do Brasil- ambas em Itabaiana, sendo que está última, oferece projeto de recreação em período vespertino para as crianças atendidas pelas escolas municipais.

OS PRODUTOS

Todos os produtos adquiridos são oriundos da agricultura familiar, cooperativas e associações, sendo que tudo aquilo que é comercializado por essas entidades deve ser realizado com aquilo que o município produz. Itabaiana não produz laranja e nem tangerina, por exemplo, sendo que essas frutas que chegam ao nosso município e abastecem o mercado local, são originarias de outras regiões do Estado, mas nesse caso, a lei permite a aquisição, sendo que a prioridade é a compra de produtos cultivados dentro dos limites do município.

“Provamos que o município de Itabaiana obedece a todos os critérios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e isso pode ser comprovado pelo cumprimento de meta estabelecido pelo órgão, onde alcançamos um índice de 46%”, afirmou Maria José Rocha.

20.Ago.2018