ITABAIANA REALIZA 1° FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

20.Ago.2018

Com o objetivo de lançar o Selo Unicef em Itabaiana, grupos interdisciplinares ligados a Secretarias do município, se reuniram no Campus Unit para o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef, Edição 2017-2018.

De acordo com organizadores, a proposta do evento é demonstrar o diagnostico da situação de crianças e adolescentes no município, envolvendo a própria comunidade nas discussões que identifiquem os principais problemas, pensando em ideias, sugestões e tomando como base o poder de decisão sobre os próximos passos nas políticas públicas.

“Esse 1° Fórum Municipal vai tornar público o compromisso que o município e toda rede protetiva fez na garantia dos direitos da criança e do adolescente, melhorando os indicadores da qualidade de vida “, destacou Rosilene dos Santos Souza, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

SOBRE O EVENTO

O evento voltado para todos os públicos - intersetorial, formado pelas Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social- apresentou uma comissão, formado por representantes das três secretarias citadas, sendo que foi tornado público o diagnóstico, números quantitativos, de todas as crianças e adolescentes que são atendidas pelo município.

Após a explanação desse diagnostico, foram formados grupos de trabalho, sendo que esses planos irão nortear as atividades até 2020 tendo como maior desafio, melhorar os indicadores sociais de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

PARTICIPAÇÃO DE JOVENS

Durante o 1° Fórum Comunitário, a participação efetiva dos jovens foi fundamental, afinal, a proposta é buscar soluções em politicas públicas. De acordo com a estudante Yane Santos, 15 anos, essa iniciativa é um exemplo de compromisso com o futuro dos jovens. “Acredito, sim, que esse evento é uma importante ferramenta para que a sociedade busque e ofereça consciência sobre a s oportunidades aos jovens”, esclareceu.

Segundo os organizadores do Fórum, 23 escolas participaram do encontro-12 da zona rural e 11 da área urbana-, sendo que a escolha dos alunos, com idade entre 12 e 17 anos, foi realizada de forma democrática, entre os próprios estudantes, uma vez que são eles os conhecedores da própria realidade, das necessidades e anseios.

SELO UNICEF

Essa é a principal ação para iniciar a nova edição do Selo Unicef no município de Itabaiana para a edição 2017/2020. Em 2017, o prefeito Valmir de Francisquinho assinou termo de adesão ao programa, se comprometendo a realizar sonhos estratégicos voltados para melhorias de políticas públicas da infância e da juventude. Para o Articulador do Selo Unicef no município de Itabaiana, Wilmarques dos Santos Cruz, após a assinatura do termo de adesão, onde instituída uma comissão intersetorial, foi dado o primeiro passo.

“Esse diagnóstico é o ponto de partida de discussão desse fórum comunitário, que envolve setores de órgãos governamentais da sociedade civil, com o intuito de analisar a situação do município quanto as políticas públicas para a infância e adolescência e identificar ações que possam ser realizadas até 2020, atingindo os objetivos do Selo Unicef”, destacou.

20.Ago.2018