PROJETO AGRESTE PELA VIDA É REALIZADO EM ITABAIANA

20.Ago.2018

A Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana , juntamente com o 3° Batalhão de Policia Militar do Estado de Sergipe, recebeu convidados e palestrantes para debater ações e orientações sobre violência, drogas e comportamento social, objetivando a aproximação da corporação com a comunidade, principalmente a estudantil: O Agrevida

Denominado assim como um pacto do Agreste pela Vida, busca oferecer uma melhor qualidade através de um trabalho preventivo. A iniciativa é coordenada e executada pelo 2° Tenente Alexandre Soares, com total apoio do Comandante do 3° Batalhão da Policia Militar, Sidnei Barbosa.

SOBRE O PROJETO

O projeto Agrevida até o presente momento, conseguiu a formação de 318 agentes multiplicadores, oferecendo conhecimento sobre violência e trazendo através de curso, capacitação para profissionais de diversas áreas, a exemplo da educação, saúde, sendo que ele é aberto para a toda a população.

De acordo com o Tenente Alexandre Soares, coordenador do Agrevida, essa é uma ideia de multiplicação de pensamentos. “Realizamos essa capacitação, do projeto Agrevida para que as pessoas possam multiplicar nossa ideologia, de pensamentos e ideias, de combater a violência, na perspectiva da melhor qualidade de vida. Isso é o que buscamos, reduzir a violência no município”, afirmou.

Ainda segundo Soares, isso parte das primícias que a maioria dos jovens tem vidas interrompidas pelo uso de drogas e esse é o ponto primordial do Agrevida, acrescentando também, nesse quesito, a violência doméstica.

AGREVIDA EM ITABAIANA

No município serrano essa é a 2° turma em formação. Em 2017, o evento foi realizado em Moita Bonita, onde houve a formação de 44 multiplicadores e em Campo do Brito, 69. Paralelo as atividades realizadas em Itabaiana, o município de Frei Paulo também manteve participação nesta edição do Agreste pela Vida.

De acordo com os organizadores, a participação dos itabaianenses foi crescente, tendo em média a presença de 160 inscritos. “Aos poucos o projeto vai se expandindo, a população vai reconhecendo o nosso trabalho e a abraçando a causa. Quando se combate a droga, se combate também a violência e consequentemente iremos viver em uma sociedade de paz, evitando que o cidadão chegue para o lado da marginalidade e provoque delitos em alguma área comercial da cidade”, conclui Tenente Soares.

EDUCAÇÃO

Para a Secretária de Educação de Itabaiana, Rose Mary Chagas, essa parceria estabelecida entre a SEDUC com o 3° BPM tem como foco, também, minimizar os efeitos das drogas e suas consequências. “Os profissionais de educação que receberam esses conhecimentos, certamente saberão enfrentar as dificuldades, pondo em pratica as ações que podem diminuir os transtornos causados pelas drogas, como a desestruturação familiar, em função também do contexto que essas famílias vivem, a vulnerabilidade que tem passado”, afirmou.

PARTICIPAÇÕES

Além da presença do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, estiveram presentes no Agrevida / Itabaiana, a Juíza da Comarca de Malhador, Patrícia Cunha Paes de Carvalho, a Defensora Pública Maria Aparecida Figueira de Sá, o Juiz da Vara Cível de Itabaiana, Herval Márcio Silveira Vieira e o Juiz da Comarca de São Cristóvão, Manoel Costa Neto.

APRESENTAÇÕES

Após o evento do Agrevida, agremiações culturais expuseram um pouco da cultura regional, a exemplo de “Lampião e a história do Cangaço”, apresentando também a quadrilha junina “Balança mais não cai” e o teatro musical “Tudo que vicia começa com C”, além de entregas de certificados a colaboradores.

20.Ago.2018