DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO LEVA MULTIDÃO PARA A AVENIDA DR. LUIZ MAGALHÃES MAGALHÃES EM ITABAIANA

10/09/2018 12:13 - atualizado em 10/09/2018 12:13

Centenas de pessoas compareceram a avenida Dr. Luiz Magalhães para o tradicional desfile cívico de 7 de setembro em Itabaiana. Nem o sol forte e o calor da tarde de sexta-feira, foram capazes de espantar o ânimo de quem foi prestigiar a passagem de bandas militares e de alunos das escolas municipais e estaduais.

Antes mesmo do começo do desfile, longo de toda a extensão da avenida, desde a concentração, nas proximidades da Praça Fausto Cardoso, até o local em que o desfile seria encerrado, era visível o esforço, ansiedade e principalmente, expectativa dos componentes das escolas para a abertura das atividades.

Cerca de 2.500 alunos, de 54 escolas das redes municipais estiveram presentes e entre eles, a concentração para o desempenho por um bom desfile era grande. Para os integrantes, sejam eles em bandas marciais, no pelotão ou até mesmo nos carros alegóricos, o momento é muito mais que um desfile.

“O 7 de setembro representa o amor a pátria. Devemos lembra o civismo para com o nosso país não somente neste dia, mas durante o ano inteiro”, destacou a aluna Any Vitória, de 16 anos.

DESFILE MILITAR

Na primeira passagem pela avenida, o Pelotão da Policia Militar de Sergipe foi o primeiro conjunto a se apresentar.

Acompanhado pela Banda de Músicos da PM, o agrupamento empolgou o público, que aplaudia e demonstrava respeito pela corporação.

Na sequência, o segundo agrupamento Bombeiro Militar de Itabaiana entrou no desfile, dando passagem para a importância dos serviços oferecidos por eles.

Além da equipe de bombeiros, outro grande destaque foi a presença da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Itabaiana, que recentemente, recebeu novos veículos e a Guarda Municipal de Itabaiana, apresentando os novos contratados através de concurso público.

A Associação Pré Militar Guarda-Florestal e o Clube de Desbravadores Falcões da Serra, composta por meninos e meninas de 10 á 15 anos, saudaram a população e demonstraram que inspirações e aspirações começam cedo.

DESFILE ESCOLAR

Na segunda parte do desfile cívico de 7 de setembro, as escolas das redes municipal e estadual, dentro da temática proposta pela Secretaria Municipal de Itabaiana, “Atitudes Sustentáveis, lembrar o passado, construir o presente, garantir o futuro, trouxeram diversas ações que podem ser desenvolvidas e lembraram as missões ecológicas de povos que antecederam a atual civilização.

Nesse quesito, os carros alegóricos chamaram a atenção, pela beleza, organização, abordagem e seriedade com o assunto. O primeiro carro apresentou a mata atlântica, flora, fauna e os primeiros habitantes do Brasil.

Em outro momento, a representatividade de Itabaiana também marcou presença, como por exemplo, a saga dos migrantes, que saíam do Nordeste em direção a outros Estados do país, principalmente São Paulo, lembrado no desfile por uma mercedinha ( veículo característico de Itabaiana) e os legumes cultivados na região serrana.

No segundo carro, os componentes distribuíram mudas de arvores para o público presente.

AÇÃO SOCIAL

Ainda durante o desfile, a banda do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Itabaiana teve participação efetiva. Cerca de 100 crianças, adolescentes em situação de vulnerabilidade também desfilaram, sendo que 300 idosos do bairro Queimadas, Bom Jardim e Rio das Pedras também compuseram o bloco.

Vale lembrar que todos os materiais (incluindo roupas e equipamentos), foram disponibilizados pela prefeitura. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social do Município de Itabaiana, Osanir dos Santos Costa, os trabalhos desenvolvidos mostram o compromisso da atual gestão.

“A demonstração dos componentes no desfile e que fazem parte das atividades na Secretária de Ação Social, mostram o nosso compromisso com os jovens em situação de vulnerabilidade e os idosos para que eles sejam inseridos no contexto social”, destacou.