Após dois meses de intensos trabalhos, o grupo de atuação do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família-, que desenvolve ações com dependentes químicos do cigarro, encerrou nesta quarta-feira (12), mais um período de atividades.
o encontro para conclusão desse ciclo, ocorreu na unidade de saúde do bairro Sitio Porto, em Itabaiana, e contou com a presença de profissionais que atuam no combate ao tabagismo além de pessoas que lutam para largar o vício do cigarro.
Para a coordenadora do NASF, Nayara Barboza, após os trabalhos desenvolvidos, um outro encontro será realizado e terá como objetivo, avaliar a conduta e o desempenho de quem procurou ajuda. “Esse primeiro ciclo durou dois meses, no qual ocorreu acompanhamento com a enfermeira Patrícia e a utilização de adesivos de nicotina, para inibição do desejo de fumar. Daqui há três meses teremos um outro encontro com o grupo”, disse.
ACOMPANHAMENTO
Para quem participou das palestras desenvolvidas pelo NASF, o período reflete uma vitória contra o cigarro. “Não tem palavras para descrever esse momento. É difícil, mas não é impossível. Estou há 1 mês sem colocar um maço de cigarro na boca”, disse a feliz dona de casa, Gilvanete de Oliveira.
De acordo o servidor público, Samuel Ferreira, o apoio do grupo que atua no Núcleo de Saúde da Família foi fundamental. “Tudo isso foi importante, sem o apoio não teria conseguido superar as dificuldades e com eles foi muito mais fácil”, afirmou.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00